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Saiba o que você precisa para abrir um negócio de alimentação em Florianópolis

Com a crescente no setor de alimentação em Florianópolis, cabe ao empreendedor saber no ramo que vai apostar

Precisa-se muito mais do que simplesmente abrir uma lanchonete ou um simples restaurante para se ter sucesso no setor de alimentação [na-cidade]. O empreendedor precisa ter visão estratégica financeiro e de marketing, por exemplo, para descobrir público, nicho e fazer do seu empreendimento alimentício um sucesso.

Se você se enquadra num perfil de que gostaria de empreender neste ramo, mas ainda falha nesses aspectos fundamentais, acompanhe esse post.

 1. Os negócios alimentícios são diferentes entre si

Restaurantes de comida caseira bem como lanchonetes com venda de hambúrgueres, pasteis e afins, são negócios alimentícios muito comuns e que possuem aclamação popular, mas não é por isso, por exemplo, que não pode se diferenciar dos demais e se reinventar. Porém, dentro dessa realidade, temos pequenas ramificações que dão completo sentido dentro do entendimento de mercado.

Restaurantes e suas variáveis

Arroz e feijão é o prato predileto e tradicional no Brasil. Logo, os restaurantes que trabalham com a comida em pratos quentes sempre tenderão a ser sucesso em Florianópolis. Mas o empreendedor precisa ter total atenção que o cliente que o visita nos dias de semana são diferentes do final de semana.

A alimentação é inerente em qualquer pessoa, mas pense: quem frequenta restaurante de segunda a sexta, geralmente está em seu horário de almoço e tem uma a duas horas para se alimentar. Já nos sábados e domingos, o público são turistas ou até mesmo moradores locais a passeio, em busca de lazer e momento com família e amigos.

Por isso, durante a semana, um cardápio mais simples e econômico já é de bom grado. Já nos finais de semana, pede-se algo mais elaborado.

Mas os restaurantes variam muito entre si. Veja a seguir.

Por Quilo

O cliente paga de acordo com o que consome. Existe uma certa diversidade de opções entre misturas (carne, frango, massa) e acompanhamento (arroz, feijão, salada).

Nos selfies services as comidas são feitas em grande quantidade e utiliza-se produtos industrializados, devido ao número de alimentos produzidos de uma só vez.

Prato Feito

Os Pfs tem grande apelo popular pelo fato da comida ser caseira e produzida na hora. E o empreendedor pode usar isso para vender o seu negócio, atraindo o cliente com termos como “Segredo do Chefe”, “Tempero de Mãe”, que instigam o cliente ao sabor especial daquela comida bem como o remetem a situações pessoais como a comida da mãe ou da vó, a infância etc.

Como o nome diz, os pratos feitos são servidos prontos e com preço afixado. Mas isso não impede que o empreendedor cobre preços variados em combos com bebidas adicionadas, pratos maiores (como o executivo, que vem separado) ou na adição de misturas, por exemplo.

Marmitex

Quentinhas, marmitas, marmitex.  Nesse tipo de empreendimento, a agilidade e a rapidez são mais observadas do que o próprio produto (alimento) em si. O cliente que vai até esse tipo de negócio, deseja um período curto entre perído, preparo e consumo. Por isso, variedade de opções no cardápio é algo perigoso, pois, faz com que o cliente perca tempo na escolha. O ideal, é, no máximo, três opções de pratos.

Muitas opções de cardápio não é o ideal pra esse ramo, a agilidade entre a escolha do alimento pelo cliente, o seu preparo e entrega é fundamental para a fidelização.

Geralmente, a entrega é em domicílio, por isso, a eficiência na equipe de entrega também é fator de extrema importância nesse tipo de negócio.

Lanches Rápidos

Os fast foods não se restringem apenas às grande redes, mas contempla o público que quer se alimentar bem, porém, rápido, num alimento prático. Por isso, hambúrgueres, cachorros quentes e pasteis são muito vendidos nesse tipo de linga. Quem frequenta esse tipo de local, não se preocupa muito com a questão calórica dos alimentos, mas sim, com a praticidade e com o sabor.

Muitos desses estabelecimentos, atualmente, tem apostado na produção artesanal desses produtos.

Em relação a entrega e preço, os combos são atrativos importantes, onde uma linha específica de produtos são vendidos de forma conjunta ou com valor adicional mínimo. Por exemplo, o hambúrguer ser vendido com batata-frita e refrigerante ou adicional pela sobremesa.

Naturebas e Suplementos

Existem dois tipos de clientela nesse caso: aqueles que preferem o consumo de produtos integrais, vegetariasnos ou veganos e, para esses, sanduíches, saladas, grelhados etc, atendem as necessidades. Por outro lado, têm o públicos das academias, aqueles preocupados na proteína, carboidrato e massa muscular. Para esses, produtos com aditivos de suplementos, como what protein, são grandes chamarizes.  seus produtos valores nutritivos como proteínas e carboidratos.

No caso desse nicho, os clientes são diferentes dos da linha de fast food, que não estão preocupados com a saúde do consumo. Os naturebas e consumidores de suplementos, tem grande preocupação quanto ao valor nutricional do que é consumido.Eficiência no gerenciamento

Para isso é fundamental o conhecimento em gestão empresarial, até para criar-se um padrão de identificação da marca e administração do negócio. Como podemos observar acima, cada mercado tem a sua peculiaridade, para isso são necessárias diferentes estratégias.

A começar pela higiene do local, o que é de fundamental importância quando se trata de manipulação de alimentos. Um local apropriado, numa atividade que respeitem as normas básicas de higiene e funcionários dentro dos padrões de vestimento e limpeza é um grande passo para o sucesso para o seu negócio em Florianópolis.

O controle do estoque é outro ponto importantíssimo para o empreendedor se orientar, já que no ramo alimentício, os prazos de validade dos produtos são curtos e os locais de armazenamento diferem.

O empreendedor também precisa estar ligado no caixa. Para que não venha perder clientes, precisa oferecer formas práticas de pagamentos, fazendo acordos com bancos e financeiras para trabalho com máquinas de cartões, já que hoje em dia poucas pessoas usam dinheiro em espécie.

A logística no preparo e entrega é outro fator fundamental para o sucesso do negócio. Na questão do preparo, vai além de oferecer um produto de qualidade, no caso, o alimento, mas é gerar conforto, bom atendimento e entrega eficaz. No caso da logística, um exemplo grandioso é o aplicativo IFood que modernizou o serviço de entrega de alimentos em residência, acompanhando a era digital e a praticidade que um smartphone dá, por exemplo. Ter o seu negócio em facilitadores como esse, lhe renderá muito mais sucesso.

E, por fim, o capital de giro. Todo negócio passa pelo período de sazonalidade, onde as vendas caem. Me arrisco a dizer que os de gênero alimentício são os que menos sofrem com isso, mas ainda assim é importante ficar de olho e ter o seu capital de giro, ou seja, recurso suficiente para manter o caixa funcionando mesmo quando as saídas sejam maiores que as entradas.

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