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abrir empresa em Florianópolis

Orientações para quem planeja abrir uma empresa em Florianópolis

Uma das grandes dificuldades para quem sonha em ter o próprio negócio é saber como começar. O Sebrae/SC divulgou nesta semana uma pesquisa das áreas de comércio mais carentes daGrande Florianópolis, que pode ser um primeiro indicador para os empreendedores.

Padaria, açougue e livraria lideram a lista, mas engana-se quem pensa que basta descobrir um suposto nicho de mercado para chegar ao sucesso. Para o analista do Sebrae-SC Joel Fernandes além de fazer um plano de negócio, estruturar a empresa legalmente e entender de gestão é fundamental conhecer o ramo em que se pretende atuar. Uma das dicas é buscar cursos de especialização na área e relação com profissionais do setor.

– Não ter experiência na área reduz bastante a chance de êxito. Então a dica é empregar-se num estabelecimento do setor com olhos de empreendedor, não como funcionário.

Sem planejamento, o dinheiro também pode ser um obstáculo. Para saber quanto será o investimento inicial necessário, Fernandes recomenda visitar algum negócio do mesmo segmento, tamanho e perfil desejado para servir como inspiração. Um erro comum de planejamento é ter o capital necessário para começar, sem lembrar do capital de giro inicial.

– É preciso ter uma reserva para os primeiros seis a nove meses, quando ainda não há equilíbrio financeiro.

O contador Alexandre João da Silveira ressalta que as questões legais são fundamentais antes de abrir a empresa. O primeiro passo é consultar a prefeitura para verificar se é permitido o negócio no local. Além disso, há os registros, como alvará de funcionamento e licenças ambiental e sanitária.

Apesar da padaria figurar como setor mais carente da Grande Florianópolis, Maurício Machado, presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria (Sindipan) da Grande Florianópolis, ressalta que a região conta com 500 negócios – mais da metade em Florianópolis.

Ele explica que cerca de 50% do faturamento do setor na Grande Florianópolis vem da venda de pães e o restante é de outros serviços, como cafés, lanches e almoço. Essa diversificação é uma tendência já que as padarias estão ameaçadas de extinção pelos supermercados. Machado estima que para abrir uma padaria com 10 funcionários e 200 metros quadrados, são necessários de R$ 250 a R$ 400 mil de investimento inicial.

Livrarias, que ocupam o terceiro ligar da lista do Sebrae/SC, contam com 25 unidades em Florianópolis, sendo que são 82 em Santa Catarina e 3.095 no Brasil, segundo dados da Associação Nacional de Livrarias (ANL).

Saiba como abrir o negócio

Livraria
Investimento inicial:
R$ 175 mil*
Localização: deve estar instalada próxima ao local de residência do público-alvo, ou em locais de grande frequência de público, como em shopping, centro comercial, aeroportos, áreas próximas às universidades ou outros locais de grande fluxo de pessoas
Equipamentos básicos: cadeiras, armário, impressora, mesas, computador completo, telefone, estantes, prateleiras, gôndolas, TV LCD, copiadora, poltronas e expositor de cartões
Tendências: oferecer um espaço de convivência atrativo aos consumidores, com presença de espaços para leitura, eventos e cyber café, comercialização de conteúdos digitais

Padaria

Investimento inicial: R$ 60 mil*
Localização: analisar o poder aquisitivo da população local; número de padarias existentes na vizinhança e qualidade dos produtos oferecidos por elas
Equipamentos básicos: forno industrial, amassadeira, modeladora, cilindro de massa, câmara de crescimentos de pães, uma mesa de inox, ou mármore, um reservatório de água, utensílios em gerais, além de balcão caixa, vitrines para exposição dos produtos e gôndolas
Tendências: espaço para café, diversificação de cardápio, oferecimento de almoço, fornos visíveis aos clientes

Açougue

Investimento inicial: R$ 85 mil*
Localização: conveniência e proximidade são fatores fundamentais para o consumidor na escolha da loja. Os bairros com grande número de residências podem ser considerados pontos excelentes para instalação
Equipamentos básicos: balcões refrigerados, freezer vertical com porta de vidro; câmara refrigerada e/ou geladeiras industriais e/ou freezers horizontais, bancadas de inox, máquina seladora, moedor de carne industrial, picador de carne; amaciador de carne; balanças eletrônicas com etiquetadores
Tendências: açougue antigo está desaparecendo e em seu lugar surgem casas de carnes modernas, com alto nível de especialização, ambientação e layout diferenciados e que oferecem carnes nobres e exóticas

*Apenas equipamentos básicos, capital de giro e registro da empresa de pequeno porte

Fonte: Sebrae, Sindipan Grande Florianópolis e ANL

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