Atendimento:

8:30 - 18:00

Ligue:

(48) 3364-7547 | 3207-5691

Uma contabilidade especializada em profissionais liberais vai poder te dar todo o suporte para o seu negócio. Surpreendentemente, Profissionais Liberais ou Autônomos são aqueles profissionais que recebem remuneração de outras pessoas físicas. E assim como as pessoas jurídicas, estão sujeitas ao recolhimento do Imposto de Renda sobre os rendimentos auferidos. Dessa forma, estes profissionais devem mensalmente recolher o imposto de renda pelo sistema Carnê Leão.

Essa modalidade é disponibilizada pela Receita apenas para os profissionais autônomos e deve ser utilizada pelos contribuintes que tiverem recebimento de pessoa física no ano calendário. O formulário pode ser usado por autônomos que tenham rendas tributáveis vindas de pessoa física. O carnê-leão é o recolhimento mensal obrigatório do Imposto de Renda. Nele, está sujeito o contribuinte, pessoa física, que recebe rendimentos de outra pessoa física ou do exterior.

A principal vantagem da correta escrituração do Livro caixa é a dedução das despesas relacionadas ao exercício da atividade para o recolhimento do IR. O profissional liberal ou autônomo, para evitar erros, deve fazer a declaração informando os rendimentos de suas atividades. Além disso, deve lembrar sempre que os gastos devem estar escriturados no livro caixa.Em resumo, os gastos mais comuns para este profissionais são as despesas de custeio indispensáveis à obtenção de receita e manutenção do local de trabalho. Nestas se incluem:  aluguel, telefone, luz, água, além de materiais de expediente ou de consumo.

A partir de 2015 estes profissionais são obrigados a informar a Receita Federal o CPF de todos os seus clientes. A Receita Federal publicou no Diário Oficial a Instrução Normativa nº 1.531, que orienta para a utilização do programa multiplataforma do Carnê-Leão relativo ao Imposto de Renda Pessoa Física de 2015. Os contribuintes pessoa física nas ocupações de médico, odontólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, advogado, psicólogo e psicanalista, nas prestações de serviço efetuadas a partir de 1º de janeiro de 2015, deverão atentar para a necessária identificação do CPF dos titulares do pagamento de cada um desses serviços.

Profissionais Liberais não deixem de organizar suas finanças e cuidar das obrigações impostas pelo Fisco. A ATAG Assessoria Empresarial e Contábil pode lhe oferecer todo o suporte e assim, evitar problemas futuros com a Receita Federal.

Precisa de uma contabilidade especializada em profissionais liberais? Ligue para a Contabilidade Atag e agende uma visita.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0