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Como funciona a declaração de Imposto de Renda para MEI

Hoje em dia, muitas pessoas trabalham sob o regime MEI e a grande maioria possui dúvidas sobre declarar ou não seus rendimentos. De acordo com a Receita Federal, todo contribuinte independente de sua atividade, seja ela remunerada ou através de ganhos através de atividade empresarial.
O MEI é pessoa jurídica e dessa forma deve declarar seu imposto de renda como tal. Mas como fazer é a grande dúvida do contribuinte. Vamos explicar em dois passos como fazer:

Pessoa Jurídica

De qualquer maneira, independente dos valores dos seus ganhos, é obrigatório que você, como Pessoa Jurídica, informe seus rendimentos.
Essa declaração ocorre através da sua Declaração Anual do Simples Nacional do MEI. Uma vez ao ano é necessário preencher um formulário que contenhas as informações do seu negócio.
O formulário está disponível no Portal do Simples Nacional e juntamente a ele é preciso enviar um relatório da sua receita mensal.
Com isto feito, você terá enfim declarado seu Imposto de Renda como Pessoa Jurídica e poderá partir para o próximo passo que é a declaração como Pessoa Física.Pessoa Física

Para saber se você vai precisar declarar o Imposto de Renda Pessoa Física, você precisa estar atento aos itens abaixo. Caso você se enquadre em um ou mais critérios abaixo, faça também sua declaração como pessoa física.

  • Recebeu rendimentos isentos acima de R$40.000,00 durante o ano.
  • Em qualquer mês do ano passado, ter ganho de capital na venda de bens ou realizaram operações de qualquer tipo na Bolsa de Valores.
  • Recebeu rendimentos tributáveis acima de R$28.559,70 durante o ano passado.
  • Ter sido isento de imposto na venda de um imóvel residencial para a compra de um outro imóvel em até 180 dias.
  • Obteve receita bruta anual acima de R$142.798,50 em atividades rurais.
  • Pretende compensar prejuízos relativos à atividade rural realizada em anos anteriores.
  • Se até 31/12/2018 tinha posses somando mais de R$300 mil.
  • Passou a morar no Brasil em qualquer mês do ano passado.

Algumas dúvidas podem permanecer e por isso indicamos que procure um escritório de contabilidade para lhe auxiliar com o Imposto de Renda 2019.

Saiba quais são os documentos necessários para abrir sua empresa

Muitos empreendedores tem uma porção de dúvidas na hora de iniciar o seu próprio negócio. É um misto de ansiedade com medo de errar.
Existem alguns passos que ao segui-los você diminuirá consideravelmente as chances de fracassar em sua empreitada.
Se você já tem um plano de negócios e já sabe qual atividade vai exercer, acompanhe abaixo quais os seus próximos passos.

Para começar, será necessário que você efetua a inscrição de sua empresa para obter o CNPJ. Esse passo precisa ser feito de maneira correta, pois cada ramo de atividade possui uma legislação específica
Após escolher seu ramo de atividade você precisará efetuar a inscrição com todas as informações necessárias para obter o seu CNPJ. Esse tópico é importante, pois de acordo com a área de trabalho escolhida, existem legislações e autorizações diferentes que você precisará providenciar.
A legislação do município onde irá atuar também pode exigir inscrições e alvarás específicos que devem ser entregues para não ocorrer atrasos na abertura da empresa.
A participação de capital de cada sócio é definida através do Contrato Social. Este documento ter firma reconhecida em cartório e ter a assinatura de um advogado. Além deste documento, o empresário deve providenciar um registro na Junta Comercial e o Alvará de Funcionamento.

Os estados brasileiros, em sua maioria, possui um convênio com a Receita Federal e disponibiliza pela internet a obtenção da Inscrição Estadual e o CNPJ em um único cadastro. Dependendo da sua área de atuação, torna-se obrigatória a apresentação destes documentos.
Para finalizar, é necessário verificar quais licenças serão necessárias para o funcionamento do seu empreendimento. Item este que varia de acordo com o local onde será instalada a empresa.

Pode parecer um pouco complicado, porém com a ajuda de um escritório de contabilidade, esses passos ficarão muito mais simples e menos burocráticos.

Quem deve declarar o Imposto de Renda 2019?

Este ano, o prazo para declaração do Imposto de Renda está mais curto devido o feriado de Carnaval. Diferente dos outros anos em que o contribuinte tinha cerca de dois meses para o preenchimento, o período será de 07 e março até 30 de abril de 2019 às 23:59, horário de Brasília. Recomendamos ao contribuinte que comece o preenchimento o quanto antes, uma vez que a não entrega da declaração dentro do prazo implica em multa que vai de R$ 165,74, valor mínimo, até 20% do valor de imposto devido. Além disso, o declarante pode cair na “malha-fina” caso omita alguma informação.

Saiba agora quais os critérios adotados pela Receita Federal que definem quem deve declarar o Imposto de Renda 2019:

* Contribuintes que residam no Brasil e que tenham tido ganhos, em 2018, superiores ao valor de R$ 28.559,70 ou R$ 1903,98 mensais;
* Pessoas que tenham ganho, em 2018, capital por meio de alienação de bens e direitos;
* Contribuintes que tenham tido ganhos não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte e que tenham ultrapassado o valor de R$ 40 mil no ano passado;
* Pessoas que praticam atividade rural e tenham tido ganhos superiores a R$ R$ 142.798,50;
* Pessoas que tenham, até o dia 31 de dezembro de 2018, tomado posse de algum bem que ultrapasse o valor de R$ 300.000,00.
* Pessoas que tenham se tornado residentes em nosso país em qualquer mês de 2018 e tenha permanecido assim até o dia 31 de dezembro de 2018.
* Qualquer pessoa que tenha optado pela  isenção do imposto incidente em valor obtido na venda de imóveis residenciais e tenha utilizado o valor na aquisição de imóveis residenciais localizados no país. Isso dentro de 180 dias após a venda.

Lembramos que este ano existem algumas mudanças na declaração. Nos anos anteriores, a informação de CPF dos dependentes era facultativa, porém, a partir de agora torna-se obrigatória independente da idade do mesmo. Além disso, a alíquota efetiva deverá constar ao lado dos valores a pagar e restituição a receber. Outra informação que difere dos anos anteriores é relacionada aos bens do contribuinte, que devem estar detalhadas na declaração. Em resumo, o declarante deve ter cautela para não omitir nenhuma informação e cair na conhecida “malha-fina”.

Caso o contribuinte esteja com dificuldades no preenchimento do Imposto de Renda 2019, devem procurar um escritório contábil e para lhe auxiliar e sanar todas as dúvidas.

Tudo que você precisa saber sobre o IRPF, Imposto de Renda de Pessoa Física em Florianópolis

Saiba tudo sobre o IRPF neste artigo e não tenha problemas quanto a declaração do seu imposto de renda em Florianópolis

Independentemente de ser, ou não, a primeira vez que você declarará o seu Imposto de Renda de Pessoa Física é sempre proveitoso ter informação quanto essa prática. Afinal, todos querem se ver livres do leão.

Por isso, para que você não tenha problemas com a declaração em Florianópolis fizemos esse post para que você tire todas as suas dúvidas sobre o IRPF e saiba tudo sobre a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física.

Como declarar o IRPF

O Imposto de Renda de Pessoa Física é um imposto no qual toda pessoa física residente no Brasil e que fature acima do que é estipulado pela Receita precisará declarar anualmente. O contribuinte deverá expor o quanto lucrou para que o governo avalie, sobre possibilidade de ser restituído parcialmente, caso haja um entendimento que o cidadão pagou impostos superiores ao que deveria.

Para declarar o IRPF, você deverá enviar todas as suas declarações de renda, de forma especificada, para que a Receita Federal avalie. Por sua vez, a Receita tem como função avaliar se houve pagamento de impostos de forma coerente e dentro da legalidade Feito o cálculo, será informado se os impostos foram calculado da maneira certa e se você, segunda os cálculos da Receita Federal, tenha pago um valor maior ao que deveria, poderá ter restituição de parte do valor.Saiba como funciona a restituição do IRPF

Restituição? Como assim? Como funciona? Quanto devo receber? Essas perguntas são frequentes quando o contribuinte entende que existe a possibilidade de ser ressarcido. A Receita Federá fará o cálculo do que for declarado e ao ter o resultado te informará se você possui crédito. Se você possuir, o governo terá até dezembro do ano da declaração para te restituir.

Entretanto, da mesma forma que você pode possuir crédito, pode, também, possuir débito. Caso isso aconteça o governo terá concluído que você pegou uma quantidade menor de imposto do que deveria. Nesse caso, a Receita adicionará o valor para quitação através de pagamento em boleto ou automaticamente, através de débito bancário.

Saiba quais impostos a sua empresa pagará

Caso a sua declaração seja obrigatória, a omissão pode acarretar em multas inconvenientes.

O primeiro desconforto é que o seu CPF passa a ficar pendente de regularização, algo que pode dificultar o seu dia a dia, como:

  • Impossibilita realização de empréstimos;
  • Impossibilita certidões negativas para aluguel e venda de imóvel;
  • Impossibilita a retirada de passaporte;
  • Impossibilita a prestação de concurso público;
  • Gera problemas em transações bancárias.

Fora que, caso haja atraso na entrega da declaração, você será multado em 1% mensal em relação ao valor do imposto, que pode chegar até 20% em cima do valor declarado.

Saiba o que fazer, caso caia na malha fina do IRPF

Malha fina é o termo usado caso seja encontrado irregularidades e erros na declaração, após ser avaliadas minunciosamente pela Receita Federal. Você pode cair por pequenas divergências, nesse caso, basta ser eita a correção no portal do E-Cac, ou precisará adicionar ou excluir informações, assim sendo, precisará fazer uma Declaração de Retificação corrigindo o necessário.

O departamento pessoal está a serviço da sua empresa

Com a chegada da tecnologia nas empresas, o departamento pessoal faz-se muito importante para gerenciar o fator humano

O cenário atual do universo empresarial é visto com massiva inclusão tecnológica. Com isso, muitas pessoas, profissionais de diversos segmentos, sentem-se ameaçados por uma ocupação da tecnologia em suas funções de trabalho, dando, assim importância ao departamento pessoal às empresas.

Para alguns profissionais, a tecnologia veio para ocupar o lugar do fator humano. O que sustenta esse argumento é o evidente crescimento de empresas de tecnologia que estão abrindo e o número de serviços dentro de empresas que tão utilizando-se do fator tecnológico.

Justamente nesse momento entra o fator departamento pessoal, para conseguir extrair o melhor da tecnologia e do fator humano, para que ambos se completem e a empresa seja beneficiada com isso.

Analisando internamente

Primeiramente, cabe ao departamento pessoal estimular a autoanálise da gestão da empresa sobre ela, dos funcionários numa visão de autoconhecimento e de departamento por departamento.

Depois disso, o departamento pessoal vai fazer a junção entre o poderio humano da empresa, dentro dos pontos fortes e fracos traçados no contexto de autoanálise, e de tudo o que a tecnologia pode ser útil para ajudar no desenvolvimento empresarial do seu negócio.

Mas aí você pode perguntar: você não disse que tudo se ajustaria e que as máquinas vêm para ajudar os seres humanos e não roubar os empregos?

É exatamente aí que entra o departamento pessoal, para extrair o melhor de cada funcionário e departamento, para adaptar funções e colocá-las lado ao lado com as tendências da tecnologia.

Onde entram as máquinas na história

Senta que lá vem o susto: o relatório “The Future of Jobs” (na tradução ao português, O Futuro dos Empregos) apresentado no Fórum Econômico Mundial mostrou que até 2025 muitos empregos serão extintos devido ao advento das máquinas, que hoje já são responsáveis por 29% dos horários de trabalho nas empresas de todo o mundo.

Mas aí você pode perguntar: você não disse que tudo se ajustaria e que as máquinas vêm para ajudar os seres humanos e não roubar os empregos?

É exatamente aí que entra o departamento pessoal, para extrair o melhor de cada funcionário e departamento, para adaptar funções e colocá-las lado ao lado com as tendências da tecnologia.

Concluímos que

O departamento pessoal tem como intuito extrair o melhor dos seu colaboradores, de acordo com a realidade da empresa.

O departamento pessoal faz, justamente, a adequação entre as necessidades da empresa e o fator humano.

Assim, os funcionários tem o seu melhor extraído, com total subsídio tecnológico para isso.

Você precisa dos serviços contábeis em Florianópolis no seu ano novo

Muito além de balanços financeiros, os serviços contábeis em Florianópolis pode te deixar um passo à frente da concorrência em 2019

As férias passaram, você descansou e agora é hora começar mais um novo ano e por a mão na massa. Para isso, primeiramente é necessário colocar a cabeça no lugar e planejar-se para o melhor desempenho em 2019, o que passa diretamente por ter uma boa construção estratégica com os serviços contábeis em Florianópolis.

Todos nos sabemos a dificuldade que foi 2018, mas cremos que 2019 vêm com novos ventos, mas para isso você precisa fazer um futuro novo, no que tange ao desempenho da sua empresa, e isso passa estritamente por estar um passo à frente da sua concorrência, e para isso acontecer as estratégias precisão estar em dia e alinhadas com o serviço contábil em Florianópolis.

Sim, ultimamente tem sido mais difícil empreender, impostos, receita e burocracia jogam contra, mas saiba que, se bem utilizado, os serviços contábeis em Florianópolis tendem a jogar muito a favor da sua empresa.

Serviços contábeis em Florianópolis

Muitas pessoas ainda enxergam os serviços contábeis em Florianópolis ainda como aquele tipo de serviço responsável por balancetes financeiros e processos de escrituração de documentações e burocracias. Entretanto, a importância dos serviços contábeis em Florianópolis aumentaram em demasia e hoje esses serviços fazem parte diretamente da estratégia das empresas.

E isso acontece justamente porque os serviços contábeis em Florianópolis na cidade têm a condição da fazer uma leitura estratégica muito importante para que a empresa crise ações de negócio mais assertivas.

Uma nova postura empresarial em 2019

A princípio, vale ressaltar que todo ano sempre traz um resquício do ano anterior, e isso é o importo de renda, que precisa ser declarado no começo do ano. Ou seja, é importante  para que você tenha um início de ano bom, que você já se organize financeiramente no fim do ano anterior, o que já começa a entrar no tocante planejamento, e isso é com os serviços contábeis em Florianópolis.

Além disso, o novo ano vem com novas posturas para que a sua empresa venha reoxigenar-se.

Se a sua concorrência costuma resguardar-se no início do ano, o início de 2019 é importante para que você comece a tomar uma postura mais arrojada, estrategicamente falando. Mas nenhuma estratégia pode ser emplacada sem o suporte dos serviços contábeis em Florianópolis são tão importantes nesse aspecto.

O serviços contábeis em Florianópolis tornam-se fundamentais, pois, ao mesmo tempo, participa ativamente das decisões estratégicas, por meio do seu poderio de dados e informações, e deixa o empresário mais tranquilo para bater o martelo em situações práticas do cotidiano.

Na prática

Por fim, entendemos que os serviços contábeis em Florianópolis condicionam a empresa estar sempre um passo a frente, organizando as burocracias, mas sempre indo além, estando lado a lado com o empreendedor e o auxiliando estrategicamente.

A sua empresa precisa se adequar ao mercado atual

Dicas práticas para que, juntamente com os serviço contábeis em Florianópolis, a sua empresa adeque à difusão de tecnologia do atual mercado

O ano novo trará um novo fluído econômico para o Brasil. Não estamos aqui para fazer juízo de valor, mas é fato que a forma em que a pasta econômica do presidente eleito Jair Bolsonaro será trabalhada, mostra-se totalmente avessa à forma que os governos dos últimos 16 anos vinham conduzindo.

Toda mudança gera uma certa expectativa, mas os traços de liberdade econômica que temos visto no ministro da economia a partir do dia 1º de janeiro, Paulo Guedes, ao mesmo tempo tende a empolgar a classe empresarial, como, também, deixa-la na expectativa de novas posturas.

Se as empresas privadas, por um lado, vão ter mais autonomia para concorrer entre si, promover a oferta do produto ou serviço perfeita exigirá muito mais das empresas, tornando, assim, os serviços contábeis em Florianópolis de total fator de importância para que uma empresa venha ter sucesso.

A capacidade que os serviços contábeis em Florianópolis tendem a organizar dados e fazer uma leitura estratégica para que a sua empresa possua total conhecimento sobre tudo que está acerca da sua empresa e do seu mercado, é justamente aquilo que a sua empresa precisa para estar à frente das demais e ganhar destaque no seu segmento, estando um passo à frente do seus concorrências, já que você já estará desenvolvendo ações, enquanto as demais empresas ainda estarão se enquadrando à nova perspectiva de mercado.

Fatores digitais

Para que a sua empresa, em conjunto com os serviços contábeis em Florianópolis, venham ter a chamada antevisão do craque (termo usado no futebol sobre o jogador que faz a leitura da jogada antes dela acontecer e que no mundo empresarial pode ser dada ao empresário que já se planeja com antecipação a todo porvir) a sua empresa precisa ter a cooperação da tecnologia.

Hoje em dia, a tecnologia deixou de ser apenas um fator inovador para impregnar-se no nosso cotidiano. Contudo, excesso de informação não é nada se não houver os serviços contábeis em Florianópolis pra organizar os dados, traçar estratégias e fazer com que a empresa tenha a famigerada antevisão.

O processo de organização das informações tecnológicas por meio dos serviços contábeis em Florianópolis é justamente o que a sua empresa precisa para se posicionar melhor através da nova realidade do mercado a partir de 2019, pois com o apoio da tecnologia os serviços contábeis em Florianópolis terão em seu raio de informações dados sobre o mercado em geral, estilo do cliente, ou público-alvo, forças e fraquezas da sua empresa e, em paralelo, dos produtos e serviços prestados e, também, da sua concorrência.

Por isso, as empresas possuem nos serviços contábeis em Florianópolis e na tecnologia dois braços tão fortes e que se completam, quando o assunto é o fornecimento de dados estratégicos que influenciem positivamente a empresa.

Agilidade em ação

Estar à frente das demais empresas concorrentes do seu segmento não deve ser apenas tarefa difícil, mas que demanda certa demora, não é!? Então, não pode ser assim. O livre mercado prega que as empresas que sobrevivam como referência em seus segmentos ofereça as melhores ofertas em um prazo menor de tempo e para isso a rapidez de que trabalha constantemente com prazos e deadlines é uma grande inimiga.

Por isso mesmo, os bons serviços contábeis em Florianópolis que você pode ter consigo está justamente naqueles que prezam pela agilidade, mas sem negligenciar a qualidade. Quanto mais rápido os serviços contábeis em Florianópolis tem em mãos as informações sobre o mercado (concorrência, segmento, produto e empresa), mais chances ele tem de estar o tão desejado passo à frente com os seus concorrentes.

A necessidade do mercado é evidenciada num conselho de Tom Pereres que diz que temos que ser rápido para errarmos rápido e consertamos os erros rapidamente, num processo de tentativo e erro que vai dar corpo à sua empresa, sempre contando ao seu lado com os serviços contábeis em Florianópolis, justamente para apoiar toda e qualquer tipo de informação estratégica que a sua empresa pode utilizar.

Uma frase importante de Tom Peteres que elucida bastante isso é o conselho que ele diz para que sejamos rápidos para que podemos errar rápido e arrumar esses erros de forma rápida. É a agilidade do processo de tentativa e erro que vai aperfeiçoar a sua empresa, em conjunto com o seu fiel escudeiro nesse processo, os serviços contábeis em Florianópolis.

Concluímos assim que…

Resumidamente, as ficas para que a sua empresa tenha sucesso na era atual é não omitir as informações tecnológicas e ser ágil no desenvolvimento dos processos. Uma coisa casando com a outra fará com que a sua empresa posiciona-se com sucesso numa esfera de livre mercado.

Um bom ano começa com a assessoria contábil

Importante para o início de ano das empresas, o planejamento estratégico depende da assessoria contábil para que você tenha um feliz ano novo

Você sabia que uma assessoria contábil pode ser um fator muito importante para o sucesso da sua empresa em 2019?

Isso porque o fator estratégico está bastante em voga e ter consigo uma assessoria contábil para auxiliar no traçado da postura da sua empresa é demasiadamente importante.

Nesse artigo, vamos servir como uma espécie de assessoria contábil, justamente para te auxiliar a ter sucesso com a sua empresa no ano que vai nascer.

Determine metas

Lewis Carol, autor do clássico “Alice, no país das maravilhas” tem uma frase tão clássica quanto que diz: “Para quem não sabe onde ir, qualquer caminho serve”.

Se a sua empresa está nessa de não saber para onde ir, saiba que a assessoria contábil é um bom GPS para começar a traçar a sua rota rumo ao sucesso.

É tendo um foco de onde que se quer chegar que a assessoria contábil começa a traçar as estratégias da sua empresa, e cada ação gira em torno de determinado foco traçado com antecipação pela assessoria contábil.

As metas podem ser únicas e objetivas a longo prazo ou passar por esferas de curto e médio, antes de chegar em determinado apogeu.

A importância do calendário

A primeira coisa que a assessoria contábil precisa dominar para o planejamento estratégico do ano, é o calendário.

Para que você tenha noção, 2019 tem:

  • 254 dias úteis, em média
  • 7 feriados nacionais
  • Feriados estaduais e municipais à parte
  • Feriados facultativos à parte

Um mecanismo importante que a assessoria contábil pode usar para atrelar o planejamento das datas em conjunto com o da gestão da empresa e os departamentos é o Google Calendar, que pode ser sincronizado de forma corporativa para que a empresa venha ter noção de deadlines, reuniões, eventos, prazos etc.

A importância da assessoria contábil na entrada do ano

Claro, se formos além para falarmos todos os pontos em que a assessoria contábil demonstra-se importante para a empresa passaríamos horas.

Por isso, vamos a uma lista demais coisas que a assessoria contábil torna-se útil para o planejamento da sua empresa.

  • Planejamento de funcionários
  • Capacitação interna
  • Análise SWOT

Basicamente, os principais fatores onde a assessoria contábil mostra-se muito importante para a sua empresa é justamente no planejamento estratégico e na capacitação da empresa e do empresário por si só.

As tecnologias auxiliando os serviços contábeis em Florianópolis

A força da tecnologia tende a aliar-se com os serviços contábeis em Florianópolis, saiba como usar e abusar dela nessa era digital

O mundo mudou e muda a cada ano. Nesse ano novo, não é diferente. Ao entendermos que estamos na era pós-digital, onde as inovações, principalmente tecnológicas, deixaram de ser novidade, mas tornaram-se cotidianas, precisamos entender que os serviços contábeis em Florianópolis ganharam uma conotação maior do que a de serviço escriturário e de balanços financeiros, tornado-se hoje braço fundamental nas estratégias de ação da empresa.

Diversos fatores impactaram a economia dentro da esfera mundial, nacional e em Florianópolis e a roda gigante do globo terrestre impactou com grande magnitude os serviços contábeis em Florianópolis.

Serviços contábeis em Florianópolis nos pós-era

Se o pós-Revolução Industrial trouxe aos serviços contábeis em Florianópolis uma condição de organizador de papelada, emissor de documentos e calculadora humana da prova dos nove contábeis, o pós-digital o colocou em condição de domador das tecnologias contábeis.

Se você não entendeu, vamos explicar: com a Revolução Industrial, a produção das empresas aumentou consideravelmente, devido o fim da manufatura e o início da produção em massa. As grandes empresas passaram a ganhar corpo em suas produções e a estrutura aumentou na mesma proporção que a produção e o lucro. Para isso, os serviços contábeis em Florianópolis passaram a ser utilizados como um organizador de papelada, o serviço escriturário que tantos conhecemos, e de finalizador de balanços financeiros, que, fazendo jus ao termo, colocava na balança as entradas e saídas financeiras para definir a margem de lucro da empresa e apresentar aos órgãos legais. Hoje, com máquinas que fazem isso automaticamente, os serviços contábeis em Florianópolis tem como função domar o excesso de informação obtidas e trazer para a prática todos esses dados para que a empresa posicione-se de maneira mais assertiva em suas ações estratégicas.

Ou seja, diferentemente do que muitos acham, a tecnologia não diminuiu a importância dos serviços contábeis em Florianópolis, muito pelo contrário, ela trouxe para esses serviços uma importância estratégica maior e uma facilidade também maior no desenvolvimento do seu trabalho.

A tecnologia auxiliando os serviços contábeis em Florianópolis

As informações digitais estão cada dia mais democratizadas e acessíveis, os serviços contábeis em Florianópolis agradecem, pois ganham um grande aliado para a dinamização dos seus processos de construção de estratégias às empresas, independentemente do segmento. Cabe, então, aos serviços contábeis em Florianópolis verem quais sistemas se adaptam melhor com a empresa em que ele atua, dentro das suas funcionalidades. Existe uma gama imensa de tipos de fatores digitais que podem auxiliar os serviços contábeis em Florianópolis, que vão de mecanismos online, softwares, arquivos para download, enfim…

Estão na liste de banco de dados:

  • App
  • Wireless
  • Dashbord
  • Big Data
  • Cloud Computing
  • Internet das Coisas
  • Bitcons
  • Crowdfunding
  • Blockchain
  • Gamefication
  • Machine Learning
  • Inteligência Artificial

A internet tem trazido à era atual, ou melhor, ao pós-era um costume cotidiano com o fator tecnológicos, o que auxilia demais os serviços contábeis em Florianópolis, dinamizando processos de emissão e envio de dados que, bem organizados justamente pelos serviços contábeis em Florianópolis faz valer muito ao seu negócio.

Quando falamos de pós-era, trazemos um conceito de uma era impregnada, a da tecnologia, e agora nossa forma de sobrevivência diá convivendo com essas inovações. Para os serviços contábeis em Florianópolis, a tecnologia veio para ser uma grande mão na roda, auxiliando, como já dissemos, as estratégias de forma direta.

Como a sua empresa pode crescer usando a gestão contábil

Seja abrindo uma nova unidade do seu negócio ou uma rede de franquias para ampliação, a presença da gestão contábil na organização é imprescindível

Expansão empresarial, o ato do crescimento da sua empresa. É tudo o que qualquer empresário espera. Mas você sabia que muitos crescimentos são os pontos de convergência para que a empresa entre num drástico declínio posterior. Crescimento anda de mãos dadas com constância, e de nada adianta um crescimento bombástico quando a empresa passa a caminhar ao ostracismo. Por isso a importância da gestão contábil, que utiliza-se de métodos de contabilidade para uma melhor gestão comercial, e um crescimento fruto de um ótimo controle.

Toda expansão carrega formas de ser conduzida, e é por isso que a gestão contábil atua utilizando-se das ferramentas de contabilidade no auxílio da gestão da sua empresa, sabendo que cada macaco tem seu galho e cada empresa tem sua determinada segmentação e forma de se trabalhar.

Cabe, então, a empresa ter o auxílio próximo da gestão contábil, que assegurará uma maior segurança em sua tática empresarial.

Nesse contexto, vamos a mais um texto que tem como intuito abordar o crescimento da sua empresa.

Abrir uma nova unidade da empresa

Todo empresário que tem a oportunidade de crescer, pensa em abrir uma nova unidade da sua empresa. Uma filial para o seu negócio pode ser uma grande possibilidade de dobrar o seu lucro no final do mês, mas precisa ser visto com cautela na mesma medida. A contagem não é apenas a possibilidade de lucro vezes dois, pois a realidade de cada negócio é relativa, independentemente de ser a filial da mesma empresa.

Outra questão é a condição de trabalho, já que, esse sim é multiplicado por dois e o seu contingente material, seja no que diz respeito a físico ou humano, precisa dar conta por esse crescimento proporcional. É aí que podemos sentir a importância da gestão contábil, na questão organizacional da empresa, fruto do seu sistema de análise de dados de forma técnica.

Abaixo as formas na qual a gestão contábil pode auxiliar no crescimento da sua empresa.

  • Qual a proporcionalidade do lucro da sua empresa?
  • Certifique sobre moldes de campanhas externas a sua empresa para que você saiba quais as formas de crescimento da sua empresa;
  • Plano de negócios integral;
  • Montagem do ambiente físico de forma estratégica. Pense no seu público-alvo, no fluxo de pessoas e na forma que o local onde a nova unidade da sua empresa ficará endereçado vai ser impacto de forma positiva;
  • Busque sempre estar lado a lado com as inovações tecnológicas.

Abrir franquias

Um paralelo ao abrir novas unidades da empresa, assumindo um risco de forma individual, é encontrar parceiros, empresários (de preferência de médio e pequeno porte) para franquiar o seu negócio. Mas é importante que, nesses casos, você não assuma o risco escolhendo qualquer empresa, mas, sim, de preferência pessoas conhecidas ou na qual você conheça o tipo de trabalho prestado. E a tendência é que essa decisão de franquiar seja um grande benefício para ambas as partes.

Cabe a gestão contábil auxiliar na questão legal e burocrática para que todas as partes venham a contribuir e ganhar algo dentro do acordo.

Confira os cuidados que a gestão contábil tende a tomar no processo de acordo de franquia.

  • A gestão contábil tem que estar atenta no controle de qualidade do processo da empresa, para que nada venha dar brecha para que a sua empresa venha ser criticada;
  • Sempre esteja atrelado e com parceria com empresas de tecnologia de informação, os populares TI, pois a internet, já nem é mais o futuro, mas, sim, o presente do empreendedorismo;
  • A gestão contábil precisa estar conscientemente definida do processo de planejamento da empresa, transferindo deveres e direito de cada parte dos franquiados no acordo bilateral

Não existe caminho fácil quando falamos de crescimento e, independentemente de crescer sozinho ou franquiar, será um processo que exigirá muito do empresário em si.

Contabilidade pessoal: quando não demitir um funcionário

Saiba quais são as situações onde qualquer funcionário de qualquer segmento não pode ser demitido, de acordo com as normas padrão da lei

Antes de mais nada, é bom frisar que esse artigo vai dar um “cala a boca” para aqueles que acham a contabilidade pessoal desnecessária em um contexto comercial. É natural não dar-se importância, mas sofrer as consequências em determinado momento do curso empresarial. No caso da contabilidade empresarial, esse curso está no momento em que o empresário vê-se na necessidade de demitir algum funcionário, mas se esquece de todos os fatores legais que os resguardam.

Embora não seja um assunto legal, principalmente ao funcionário, a demissão é algo latente e que vai ser usado pelo empresário, seja de que segmento for, a qualquer momento, seja por meio do fator que for, estratégia, fator técnico, gargalo, enfim. E é nesse momento que a contabilidade pessoal resguardará totalmente o empresário.

Por tudo isso citado acima que esse artigo trará informações dentro do conceito de contabilidade pessoal, deixando claro que as informações serão uniformes, não dependendo necessariamente da segmentação.

Aposentadoria

Aposentadoria é costumeiramente um assunto delicado quando falamos de normas legais que acampam o empresário. Ela independe das questões de integralidade ou de proporcionalidade, mas possui um adendo, depende da categoria empresarial e das suas normas coletivas internas.

Nesses casos, o funcionário que esteja num prazo de 12 a 24 anos (depende da categoria) desde a entrada da aposentadoria até o prazo de definição está estabilizado por essa questão, sendo a única ressalva uma possível demissão por justa causa.

Dissídio

Nos casos de dissídio, a legislação está definida da seguinte maneira: “O empregado dispensado, sem justa causa, no período de 30 (trinta) dias que antecede a data de sua correção salarial, terá direito à indenização adicional equivalente a um salário mensal, seja ele optante ou não pelo FGTS”.

Essa situação dá ao empresário um resguardo de 30 dias ates da data da convenção coletiva que discute e define o reajuste salarial da sua categoria.

Se por ventura o empresário não cumprir com essa regulamentação e demita algum funcionário, caberá a ele cumprir legalmente com a multa de “estabilidade do dissídio”.

Dentro da Lei do Aviso Prévio, cada um ano trabalhado pelo funcionário garante à ele três duas de estabilidade, proporcional ao tempo de trabalho dele na empresa.

Acidente de Trabalho

De acordo com as normas legais, o acidentado de trabalho tem resguardado um ano de estabilidade em sua empresa, desde a data do acidente, fazendo parte ao auxílio doença previsto legalmente ao colaborador.

Os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, a partir daí quem arca com os custos do funcionário acidentado é  o INSS, dentro do pedido de auxílio-doença do trabalhador.

Caso o funcionário pare de trabalhar durante um período superior a 15 dias e não entrar com o pedido de auxílio-doença, ele não terá os seus direitos de recebimento legais, tendo, assim, obrigatoriamente ter que dar entrada em suas possibilidades legais.

O funcionário também terá direitos legais de auxílio-doença e resguardo empresarial, caso contraia alguma doença em pleno exercício do seu trabalho.

Gestação

Outro motivo que resguarda o funcionário é a gestação esse resguardo parte do momento da descoberta da gravidez e se mantém cinco meses após o parto.

Caso o empregador não tenha conhecimento da gestação, é obrigado a reintegrar a funcionária ao seu quadro ou indenizá-la proporcionalmente.

A empregada que ficar grávida durante o contrato de experiência ou durante contrato determinado também terá direito a estabilidade.

Documento coletivo

A estabilidade de determinada categoria pode ser resguardado dentro de um documento coletivo que garante emprego em seu segmento e estabilidade para situações específicos, como, por exemplo, a já citada aposentadoria.

Aborto involuntário

Situação delicada, onde a gestante sofre aborto espontâneo e possui toda a estabilidade empresarial que resguardam a sua recuperação dentro do tempo necessário.

Como detectar o ponto de virada da sua empresa

Saiba por onde a sua empresa tem andado e que ponto de perspectiva pode ser fundamental para mudança de patamar dela, além da importância contábil nessa gestão

Dizem que depois de toda tempestade, existe a bonança. Mas, afinal, o que é a bonança em questão? É relativo para cada individuo. Mas quando não tratamos de um indivíduo físico, e, sim, de uma pessoa jurídica, a bonança vem através dos pontos de crescimento, a virada da empresa de um determinado patamar para outro. Esse retorno é gradativo e é notável aos poucos, quando construímos a linha cronológica da empresa. Mas, mesmo assim, ele não deixa de ser extremamente importante, principalmente quando é acompanhado passo a passo.
Para que você, empresário, identifique quais e como são os pontos de virada da sua empresa na jornada de empreendimento, esse artigo vai te ajudar a fazer um exercício integral de valorização de cada etapa da escala ao sucesso e a sua valorização.

Avaliação interna

Tem uma música do cantor Nando Reis que se chama “Por onde andei”. Nos cabe fazer uma análise morfológica dos questionamentos internos feito pelo autor da canção e trazer para a nossa realidade empresarial.

A música inicia com a seguinte frase: “Desculpe, estou um pouco atrasado, mas espero que ainda dê tempo de dizer que andei errado…”. Autoavaliação gera descontentamento interno e motivos para se desculpar. Ter esse senso de reconhecimento de erro é muito importante para virar chavinhas fundamentais que gerarão o ponto de virada da sua empresa.

A canção prossegue dizendo: “…e eu entendo as suas queixas tão justificáveis e a falta que eu fiz essa semana, coisas que pareceriam obvias até à uma criança”, esse trecho faz menção ao palmo à frente da sua mão quando você esta irredutível como indivíduo empresarial. O ponto de convergência entre o líder e o chefe também está nesse ponto e precisa de muito cuidado a ser tomado. Têm coisas óbvias que só nós mesmos temos capacidade de nos auto-boicotarmos, através de nós mesmos e as nossas convicções pessoais errôneas, o que é natural, mas precisam ser analisadas e consertadas para que a chavinha mude para o ponto de virada e, consequentemente, de sucesso para a sua empresa.

Por fim, o ponto que chamou a atenção e fez com que a análise da canção fosse inserida ao artigo, o refrão e o nome da música: “Por onde andei”, em que Nando Reis ainda faz uma série de questionamentos pessoais, nos leva ao principal ponto de questão dos empresários à autoanálise. Claro que a intenção da música é outra, mas uma das principais perguntas que todo empresário deve se fazer é: por onde eu tenho andado? Para que coisas que pareceriam obvias até para uma criança não venha se tornar pontos de empecilho para você e a sua empresa, por exemplo.

O tal do ponto de virada

Para o empresário que vive, de forma intensa, o dia a dia da empresa, talvez seja difícil detecta exatamente o ponto de virada da empresa, onde ela vai dar os primeiros passos para o crescimento de patamar e algumas mudanças práticas. Entretanto, esse ponto de transição só depende de você, por mais incrível que pareça. Somando-se aos processos empresariais do se negócio um controle, você pode ter passo a passo as ações, desde início de onde, para onde e como você deseja chegar nesses pontos de transição. Isso tudo, com a sua equipe comprando a ideia e a realidade do caminho da mudança dos patamares.

Nesse momento entra algo muito importante no processo, a contabilidade. Que torna-se muito importante estrategicamente na revisão de demandas, bem como no desempenho da equipe e da empresa, para, em seus demonstrativos, deixar claro se é, ou não, o momento de trocar a chavinha e partir par uma nova realidade, qual a realidade e como se portar para não retroceder.

A importância da contabilidade

Muitos pensam que a contabilidade é fator apenas de entrega de perspectivas e balanços financeiros periódicos da empresa. Uma grande parcela dos empresários, até mesmo desconhecem o poderio estratégico de uma estrutura contábil. Por mais que a utilização do serviço por pessoas jurídicas seja algo previsto em lei, alguns empresários negam a importância da segurança contábil nesses processos. Mas, esse texto mostra clarividentemente a importância dos equipamentos de contabilidade para o sucesso estratégico das empresas.

Gestão contábil: os lados bons e ruins do crescimento da sua empresa

Entre os benefícios e riscos do crescimento da sua empresa, existe a gestão contábil, saiba como ela pode contribuir no processo empresarial

Não importa o ramo ou o segmento do empresário, todos eles almejam o crescimento das suas empresas, e com razão. O problema não é crescer, mas, sim, como dará esse crescimento, o que não é como um passe de mágico, mas exige todo uma estratégia e muita transpiração.

Por possuir pontos positivos e negativos, a gestão contábil é importante por organizar e contextualizar as estratégias para que a empresa venha crescer.

Justamente por isso, esse artigo foi feito. Empresários podem arcar com riscos, mas precisam saber necessariamente como arcá-los.

Principais riscos

Crescer é um processo que exige muito de toda a empresa. Conviver com riscos nunca é fácil, mas é necessário que a empresa tenha essa noção. Em conjunto com a gestão contábil, a sua empresa pode, então,  se precaver desses riscos. Os principais dele, nos moldes de crescimento, são:

Perda de foco

A sua empresa nasce com um foco específico, mas na medida do seu crescimento você vai notando alguns rumos que ela tem que seguir. Essa expansão pode ocasionar que ela deixe a suas raízes. Claro, o universo empresarial é cíclico, por isso cabe à gestão contábil fazer esse balanço das coisas da cultura inicial que não podem ser abertas mão, mas o compasso dos tempos que a empresa precisa seguir.

O mundo dos negócios dilui algumas visões e nos faz decidir por prioridades nos nossos percursos. Essas situações, embora perigosas, são fundamentais para a construção do caráter da empresa.

Ônus

Os dois principais ônus quando uma empresa cresce são os fatores financeiros e de fôlego. De modo geral, as duas questões são bem delicadas para a manutenção do alto nível do projeto. Muitos podem colocar o fator financeiro a frente, até mesmo por fator e subsistência do negócio. Mas o capital sem a motivação, também não gera resultados expressivos, condizentes com a realidade de uma empresa em crescimento constante.

Cabe a gestão contábil fazer uma organização técnica em esferas, focando primeiramente dentro do que é a sua especialidade, o fator financeiro. No Brasil, os empresários sofrem com as questões tributárias e isso faz com que a sobrevivência das empresa em meio ao luro líquido e o seu capital de giro sejam muito pequenas. Independentemente disso, entrar empréstimos e demais tipos de compensações financeiras não pode ser uma opção. Empresas enroladas no fator finanças tendem uma grande montanha pra atravessar antes de crescer.

Então, cabe a gestão contábil montar estratégias de orçamento e conduzir a equipe para um processo organizacional que os motivo e os façam render.

Risco ou benefício?

Os desafios são totalmente naturais em todas as esferas da nossa vida, porém, em todos os desafios, seja no aspecto pessoal ou no empresarial, os riscos sempre tendem a soar mais fácil, querendo nos desencorajar, do que os benefícios. Agora, quando temos noção de onde os nossos resultados podem chegar, percebemos que tudo vale a pena.

Olhando tudo isso, temos a noção da importância da gestão contábil, que planeja o desenvolvimento da empresa para que o empresário tenha total segurança em arriscar.

Contabilidade para prestadores de serviço

No Brasil, os serviços de contabilidade são muito importantes para empresas de prestação de serviço e prestadores de serviços individuais, confira

Todas as empresas regulamentadas dentro de um cadastro de pessoa jurídica, o famigerado CNPJ, tem por obrigação possuir um contador responsável pelos balanços financeiros periódicos. Seja, ou não, prestadora de serviço, a empresa tem uma responsabilidade legal de possuir consigo um serviço de contabilidade competente, mas a pergunta fica é: e se não fosse o artigo 1.179 da Constituição Nacional, será que os prestadores de serviço dariam tanta importância à contabilidade?

Bem, pelo menos deveriam. Muito além dos balancetes, as empresas de contabilidade podem interferir positivamente na estratégia operacional da empresa de prestação de serviços. Além disso, de forma prática, o conhecimento jurídico da contabilidade simplifica processos burocráticos e encurta caminhos geralmente enfadonhos, além de garantir, num processo de custo-benefício, a representatividade de lucro, devido a um recuo nos gastos e utilização estratégica dos recursos financeiros.

A primeira relação entre prestadores de serviço e contabilidade

A primeira relação entre prestadores de serviço e contabilidade está no CNPJ. Porém, alguns prestadores de serviço atuam dentro da informalidade e não possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e a sua atuação como pessoa física derruba a obrigatoriedade do suporte do contador. Porém, essa economia muitas vezes podem ser o barato que sai caro e essa negligência contábil pode embarreirar, e muito, suportes de desenvolvimento que gerarão bons retornos com poucos esforços. É aí que a relação custo-benefício vai para o buraco.

Regimes tributários

Simples nacional, Lucro Real e Lucro Presumido, são essas modalidades que a empresa pode se enquadrar, a partir do momento em que abre o seu CNPJ. Mas engana-se que é só escolher uma das modalidades tributárias, como se escolhe a bolacha na prateleira do supermercado. Cada modalidade depende do porte da empresa de prestação de serviço e a contabilidade possui conhecimento estratégico o suficiente para adaptar o regime tributário dentro da realidade financeira e de arrecadação da empresa, a sua postura atual e os seus projetos posteriores.

A variação do regime tributário tem muito a ver com a segmentação e a atuação da empresa no mercado, recolhimento de impostos e tudo mais. Ter uma empresa específica de contabilidade para dar esse suporte diminui em 200% a dor de cabeça do empresário com questões burocráticas legais.

E a contabilidade nessa história, prestador de serviço?

PIS, COFINS, ISS, ICMS, IRPJ, CSLL, o que essas siglas têm em comum? Todas elas são impostos. E é aí que entra a contabilidade na história. É muito louco para um prestador de serviço estar por dentro de tantas variações tributárias existentes. Por exemplo, o ISS varia de 2 a 5%, dependendo do segmento de atuação. A contabilidade estará preparada para dar total suporte para as pendências financeiras.

A sua especialidade é prestar determinado serviço e a contabilidade presta o serviço contábil para a sua empresa, por isso que, na relação custo-benefício, a contabilidade é tão importante à prestação de serviço, pois faz com que o foco da empresa seja o motivo pelo que ela foi criada, e não a manutenção do seu exercício.

Outra importância da contabilidade para com os prestadores de serviço está no auxílio estratégico que pode gerar boas e grandes ações de sucesso que reverterão em lucros para a empresa.

De modo geral, são inúmeras as vantagens de se ter um serviço de contabilidade a sua empresa de prestação de serviço, bem como a formalização da empresa. Com certeza as desvantagens em não ter se torna até mesmo maior.

A importância da assessoria contábil na mudança do e-social

Revolução estrutural nas empresas no Brasil, o e-social é uma grande novidade nos setores trabalhistas e de recursos humanos; Adapte-se a novidade, com a assessoria contábil

Empresários de plantão, vemos que é chegada a hora de vocês colocarem para funcionar vossas assessorias contábeis, isso porque no início do segundo semestre de 2018 ocorreu a segunda metade das alterações do e-social, projeto governamental que unifica os principais órgãos púbicos empresariais do Brasil, a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal.

Essas alterações atingiram, inicialmente, empresas de cunho privado, mas com um aporte financeiro de 78 milhões de reais anuais. Agora, no final do ano, será a vez de MEIs (Microempreendedores individuais) e pequenos empresário passarem por esse processo de adaptação do e-social.

Mesmo com o processo de alteração iniciando na entrada do segundo semestre de 2o19, cabe aos pequenos e médios empresários começarem a se estruturar comercialmente para se adequarem às mudanças propostas pelo governo. É quando entra a assessoria contábil, sempre importante em períodos de mudança brusca no mercado. Ter uma assessoria contábil adequada ao lado da sua empresa auxiliará o processo de planejamento e adaptação, principalmente aos cursos sociais e humanos.

Assessoria contábil: dados

De acordo com as contas do Governo Federa, 1 milhão de empresas aderiram a nova modalidade do e-social até agosto de 2018. Isso significa que a assessoria contábil, por meio desses dados, terá que nortear ações de adaptação da sua empresa, direcionando o que deverá ser mudado ou as ações que precisarão ser mantidas no seu negócio.

Entretanto, o número expressivo de adesão de empresas ao e-social, embora seja importante, não significa tranquilidade dos empresários nesse processo de mudanças, até porque mudança nunca é algo muito bacana para quem já está “confortável” em sua posição e terá que se adaptar, o que para os pequenos e médios empresários significa adequar-se as novas regras de RH e do setor trabalhista, que tem sido até mais complicada do que lidar com os fatores de implementação digital.

Exatamente por isso, a segurança dada pela assessoria contábil é tão importante nesse momento de transição de metodologia.

Assessoria contábil e as mudanças do e-social

Juntamente com as mudanças do e-social, está um grande investimento em tecnologia vindo a partir da Receita Federal. Essa tecnologia terá como função ter um banco de dados com as informações trabalhistas de todas as empresas, independentemente do seu porte.

Cabe, então, a assessoria contábil, a partir dessas mudanças, estar a par delas e preparar a empresa aos processos de fiscalização quanto ao fator humano –  RH e setores trabalhistas.

Para auxiliar a assessoria contábil, todas as informações trabalhistas estarão ligadas em um sistema de informação direcionado diretamente ao e-social, o Confirp Digital.

Assessoria contábil: parte prática

Com a nova onda do e-social, dinamizando e automatizando o máximo possível as ações empresariais, a assessoria contábil organizará e estruturará a sua empresa para que as ações da Receita não venham interferir de forma direta negativamente o seu negócio.

É nessa hora que os tais fatores humanos virão a tona, muito mais do que as plataformas automáticas incorporadas ao e-social. Embora toda a alteração que atrele as execuções de serviço ao meio digital sejam acompanhadas por diversas ressalvas, dessa vez as mudanças do e-social resultaram em reclamações práticas. A alteração no fluxo de trabalho dos responsáveis pelos recursos humanos e setores trabalhistas precisa ser bem organizada pela assessoria contábil para não gerar nenhum tipo de dano à empresa.

Por fim, num fator de organização, a assessoria contábil é importante em qualquer aspecto da empresa. Em situações de alteração drástica, como a do e-social, a necessidade da assessoria contábil é ainda maior.

Para você se relacionar melhor com os seus clientes, tenha uma boa consultoria contábil por trás

O processo de consultoria contábil o ajudará saber efetivamente quem são os seus clientes, para que você adeque a sua performance ao perfil do seu público-alvo

Manter o relacionamento sempre saudável com o seu cliente é fundamental. Isso porque ele é o seu maior patrimônio. E é por meio da fidelização dele que a sua empresa tende a ganhar espaço no mercado. O gerenciamento da consultoria contábil tende auxiliar muito nesse processo de relacionamento da sua empresa.

Para que você saiba onde a consultoria contábil pode interferir diretamente na sua empresa, confira as dicas que serão dadas neste artigo.

1. Cliente ideal

A consultoria contábil terá em mãos dados estratégicos que auxiliarão a sua empresa ter a visão do cliente ideal do seu negócio. Idade, hábitos, gostos etc. Claro que não é vias de regra, mas permite avaliar o público-alvo da empresa e o processo de relacionamento que ela deverá utilizar com os seus clientes.

Próximo da proximidade do perfil ideal do seu cliente, a consultoria contábil interfere diretamente no processo de fidelização do cliente incutido no relacionamento. É antevisão dos seus gostos com ações que o atraia e gere retorno para a sua empresa.

2. Com que você lidará?

Conhecer a persona que define o seu cliente não é saber apenas as informações básicas, mas, sim, procurar ter conhecimento de mundo do seu ciente. Vai além de saber idade e sexo e parte para o campo de participar de fóruns, estar nos mesmos grupos, consumir ou conhecer produtos que une a sua empresa a esse público etc. Essas informações e o acesso ao aprofundamento desse conhecimento advém justamente por meio do processo de consultoria contábil.

3. Jornada do cliente

É quando a teoria vai para a prática (mesmo ainda na teoria). Não entendeu? É quando toda a informações obtida pela empresa sobre o cliente é prescrita através da consultoria contábil, justamente para que a empresa venha ter a mente do seu cliente e anteveja todas as situações da jornada de compra dele para se posicionar um passo a frente. Por isso é a teoria na prática, porque por mais que a jornada do cliente ainda esteja no campo teórico a antevisão dos fatos já é fator prático.

4. Comece a colocar em prática

Saindo dos conhecimentos teóricos e levando as informações obtidas por meio da consultoria contábil para a prática, o primeiro fator a ser colocado em prática para que a empresa se comunique e se relacione melhor com os seus clientes é uma boa experiência de atendimento. Por estar a frente dos pensamentos do cliente, você pode usar deste subterfúgio para deixá-lo acima das suas expectativas na primeira comunicação.

5. Fidelize

Relacionamento é fidelização. A etapa da consultoria contábil para a sua empresa é eterna, já que uma vez cliente, o processo pós-venda entrará em ação. Um bom suporte, sistema de descontos exclusivos para quem já é cliente e uma marcação serrada por meio das redes sociais,, newsletters etc (sem ser invasivo, é claro) é ótimo para manter o seu cliente próximo, o que interferirá diretamente no trabalho de construção da persona da empresa, por meio da assessoria contábil.

7. Humanização da sua empresa

Nunca a frase “Coloque-se no lugar do outro” foi tão real. Isso porque por mais que todos os projetos de consultoria contábil venha auxiliar a sua empresa, nada melhor do que humanizar, de fato, o seu relacionamento com o seu cliente.

Contabilidade gerencial: pontos positivo s e negativos da sua empresa

Planejamento, organização e profissionalização, saiba aonde você está mandando bem e aonde você está mandando mal na sua empresa, por meio da contabilidade gerencial

Um grande erro de muitos empresários é a auto-suficiência. Isso não quer dizer que a confiança é algo negativa para um negócio, porém, o excesso de confiança pode prejudicar no quesito autocrítica. Somente saber fazer não é o suficiente para o sucesso da sua empresa, por isso a contabilidade gerencial é muito importante para todo o processo de gestão do seu negócio.

Saber em que patamar a empresa está, aonde ela esteve e onde ela quer chegar é fundamental para a gestão de sucesso de qualquer empreendimento. O auxílio da contabilidade gerencial será um braço para que a empresa esteja norteada e atenta sempre aos seguintes fatores: missão, mercado, recursos, despesas e operações tributárias.

De acordo com o SEBRAE, 25% das empresas fecham as portas antes de completar o seu primeiro ano no mercado. Esses números preocupantes podem ser sanados com a contabilidade gerencial ao lado da empresa desde o seu embrião. Fatores como os citados acima, precisam estar a par da empresa antes mesmo dela iniciar os seus trabalhos.

Acertos

Com a contabilidade gerencial caminhando ao lado da sua empresa, ela, logo de cara, terá um plano de negócios, demonstrativo que mostrará de onde a empresa vem e aonde a empresa vai, de acordo com a renovação das suas perspectivas. É nessa hora que, em conjunto com a contabilidade gerencial, a empresa definirá o ramo de atuação almejado, o produto a ser oferecido, o posicionamento da empresa no mercado e o seu público-alvo, para, aí sim, definir as ações a serem tomadas.

Quando a empresa possui uma contabilidade gerencial ao seu lado, terá criada consigo uma cultura de planejamento de negócios, cuidando, assim, atenciosamente de cada etapa. A contabilidade gerencial apoiará a empresa justamente com informações e dados para que esse planejamento seja feito.

Implantar formas de controle administrativos relacionados à saúde financeira da empresa é muito importante para o sucesso do negócio. Entradas, saídas, programas de gestão financeira, orçamentos, custos etc, tudo precisa estar totalmente claro dentro do processo de gestão da empresa.

Erros

O dos mais comuns está no agravamento do efeito de uma má administração de uma empresa, culminado na despreocupação do suporte profissional, como o da contabilidade gerencial. É muito importante que empresa e contabilidade gerencial estejam lado a lado e que a contabilidade gere subsídios para a empresa funcionar.

A falta de planejamento e controle também atrapalha. Quando a empresa toma empréstimos financeiros, financeiro, é claro e crasso que não tinha uma contabilidade gerencial dando o suporte de informações do ciclo de juros que a empresa pode estar se enfiando. Qualquer palha movida por uma empresa, precisa passar por um conselho técnico que avaliará os riscos e como a ação está sendo estruturada.

Com o apoio da contabilidade gerencial, a empresa, hoje em dia, se adapta às linguagens de mercado, seguindo tendências dentro de um grupo tecnológico, por exemplo.

Jornada de sucesso

A administração de uma empresa é uma arte, mas como toda a arte, embora feita dentro de um processo individual, é fruto de um planejamento coletivo. O artista plástico, por exemplo, pode até fazer uma escultura sozinha (projeto final), mas terá precisado de toda a indústria de matérias que viabilizaram a elaboração daquela escultura. O apoio da contabilidade gerencial será aquele suporte que você precisa para estabilizar a sua empresa no caminho do sucesso e das ações profissionais.

Pós-venda: a garantia da fidelização do cliente

Saiba como fidelizar os clientes da sua empresa com uma boa gestão pós-venda e garanta que eles te ajudem em dias difíceis

Em tempos atuais, manter o fluxo de caixa da sua empresa está bem difícil. E se está tudo difícil, cabe a empresa, então, apostar nos clientes fieis da sua cartela. Fidelização é a palavra de ordem para que você nade contra essa maré que não está pra peixe.

Mesmo entendendo que em tempos de recessão o poderio de compra dos clientes, embora fieis, diminui abruptamente, cabe a sua empresa aumentar o poderio de barganha e usar a fidelização ao seu favor.

Fidelizar clientes pode ser a garantia da manutenção do ticket médio da sua empresa, mesmo em tempos de crise.

Na dúvida, recorra aos números

É na fidelização que clientes satisfeitos promoverão a sua empresa, indicando e, até mesmo, sendo novos consumidores de outros produtos ou serviços. Ter em seu portfólio clientes deste aporte, significa que a sua empresa está em 80% no caminho certo no que tange a excelência no atendimento.

Apenas 5% de retenção de clientes gera na casa de 25 a 75% de lucro, segundo pesquisas realizadas por Fred Reichheld, medindo o índice de lealdade do cliente através da Net Promoter Score.

O que fazer para fidelizar o seu cliente, então?

A palavra de guerra para a fidelização é pós-venda. A grande diferença da pós-venda para a venda normal, é justamente o fator fidelização. Uma boa gestão pós-venda poderá construir um elo de relacionamento do cliente com a empresa por empatia, gerando vendas futuras de outros produtos ou serviços determinados.

O ciclo de vendas de uma empresa é infinito e não acaba com o fechamento do negócio. Ter o cliente por perto, sendo um case de sucesso e um indicador da satisfação do serviço promovido pela sua empresa, é fundamental para angariar novos clientes ou explorar justamente a sua satisfação para fideliza-lo em novos produtos ou serviços prestados.

Como num namoro, o pós-venda é a fase onde o namorado precisa demonstrar os seus melhores atributos para que a namorada se certifique que fez a escolha certa. Antes disso, o relacionamento de vocês ainda eram na base da paquera. O fechamento da venda formalizou o relacionamento, mas qualquer vacilo pode romper esse elo e a sua empresa precisa tomar cuidado para evitar essa possível separação.

É por isso que a equipe de gestão pós-venda da empresa é tão importante e precisa possuir um bom espaço na empresa.

Fidelização na aproximação

Estar sempre próximo ao seu cliente é um grande passo para a fidelização do próprio. Dê ao cliente a sensação de segurança e a relação de que ele tenha feito a escolha certa. Ao adquirir o seu produto ou serviço, o seu cliente assim o fez por entender que a sua empresa tinha a solução para algum desejo ou necessidade dele, o que é uma grande responsabilidade.

Se possível, capacite uma equipe exclusivamente para esse relacionamento pós-venda com o cliente, justamente para que ele se sinta tratado de forma especial e as suas dúvidas, questionamentos e feedbacks sejam colocados em prática, principalmente em tipos de serviço que tendem a atuar de forma personificada.

Conclusão

Cliente satisfeito significa imagem positiva para a empresa e essa satisfação garante retorno, boas indicações e garantia de compra em momentos não positivos do mercado.

Saiba como reduzir reclamações ao abrir a sua empresa em Florianópolis

Veja as sete dicas básicas para que você tome atitudes que reduzam as reclamações dos seus clientes ao abrir a sua empresa em Florianópolis

Ao abrir a sua empresa em Florianópolis, você precisará conquistar os seus clientes. Contudo, quando se trata de empresas no início, evitar retenções é tão importante quanto captar clientes. Por isso que, ao abrir a sua empresa em Florianópolis, você precisará estar sempre atento para evitar reclamações que, por tabela, gerarão desgastes.

Pensando nisso, esse artigo lista sete ações que tendem a culminar na diminuição de reclamações ao abrir a sua empresa em Florianópolis.

1. Evite reclamações, mas, quando tiver, as valorize

Quando você abrir a sua empresa em Florianópolis, precisará estar atento que toda e qualquer reclamação pode ser muito prejudicial ao futuro do seu empreendimento. Entretanto, é impossível agradar a todas as pessoas da mesma forma. Por isso, reclamações tendem sempre a acontecer. E quando elas acontecerem, você precisa prestar muita atenção para não persistir no erro.

O seu cliente é parte fundamental na identidade da sua empresa e, embora o profissional da área seja você, a subsistência da empresa depende dele. Por isso, sempre valorize as críticas e reclamações deles para melhorar a gestão do seu negócio.

A melhor forma de agradecer esse feedback é dobrando a atenção na queixa determinada e demonstrando a confiança depositada não errando novamente.

2. Pesquisas de satisfação são muito importantes

Pesquisas informam que apenas 4% dos clientes insatisfeitos reclamam. Entretanto, os demais geralmente não retornam ao seu estabelecimento, o que é ainda pior. Quando os clientes reclamam, é possível se mapear onde a empresa pode melhorar. E agora, quando ele não reclama, o que fazer? Ao abrir a sua empresa em Florianópolis, é importante que você monte pesquisas de satisfação para se ter noção do retorno dos seus clientes para com a sua empresa.

Você pode criar um formulário físico ou virtual e atrair o cliente a responder a pesquisa de satisfação oferecendo algum benefício extra.

3. Seja didático

Facilitar a comunicação com o seu público é extremamente importante ao abrir um empresa em Florianópolis. Tenha um canal de atendimento que seja eficiente e, acima de tudo, fale a língua do seus clientes. Para isso, é importante saber onde o seu cliente está, como e por que meio ele se comunica. Criar empatia com o meio é meio caminho andado para que a mensagem chegue com uma movimentação de clareza maior ao seu público-alvo.

4. Tenha bem definido quem são os solucionadores de problemas

Apenas pepinos bem grandes têm que chegar até você. Fora isso, você precisa ter uma equipe de solucionadores de problemas lhe dando suporte. E, ao abrir a sua empresa em Florianópolis, esses solucionadores precisarão estar na linha de frente da sua empresa. Isso porque, o suporte e as resoluções dos problemas dos seus clientes, precisam ser resolvidos de forma rápida, segura e que nem dê tempo para ele pensar em se estressar.

No mundo empresarial, rapidez também significa satisfação.

5. Solução consistente

Ao abrir uma empresa em Florianópolis é de fundamental importância que você seja consistente nas soluções que passará aos seus clientes. Ao ouvir críticas, apresente resultados inquestionáveis para subverter a situação ao seu favor. Mas para isso, você precisará ter uma carta na manga bem forte e sem nenhuma prerrogativa de contestação.

Nesse ponto, é importante orientar que você precisará ir até o fim para gerar conforto e confiança do cliente para com a empresa. Isso gerará uma empatia ao cliente, fruto do interesse e do esforço.

6. Resolva o problema da empresa

O problema do cliente pode ser facilmente resolvido quando ele muda de empresa. Agora, ao lidar com a crítica de um cliente, quem passa a ter um problema real é você. Ao abrir a sua empresa em Florianópolis, evite, ou melhor, nem ouse a falar para o cliente que você está resolvendo o problema dele, mas, sim, se desculpe e resolva internamente o que está atrapalhando o crescimento da empresa.

7. Atente-se ao desempenho

Crie métricas de crescimento ao abrir a sua empresa em Florianópolis. Ela irá indicar o desempenho do seu empreendimento, através de gestão de críticas e resultados. Muitos fatores podem cooperar ou atrapalhar o desempenho de uma empresa, e ter uma boa gestão de desempenho é fundamental para se ter ideia de quanto o serviço está bom e o quanto a empresa precisa melhorar.

Como atrair novos clientes com o auxílio da assessoria contábil

Em cinco passos, a importância da assessoria contábil na saúde vital da empresa e como ela pode te ajudar a captar novos clientes

O número de novos empresários e microempresários cresceu muito no Brasil nos últimos anos. De acordo com o SEBRAE, nos últimos três anos (2014-2017), mais de 26 milhões de empresas foram criadas. Contudo, a sobrevivência dessas empresas dependem muito de um fator: assessoria contábil.

Para quem acha que a contabilidade serve apenas para fazer balancetes e construir questões relacionadas ao setor financeiro, está enganado, pois a contabilidade está impregnada à saúde vital da empresa. Com o serviço de assessoria contábil, por meio de dados estratégicos, financeiros ou não, a empresa tende a tomar atitudes muito importantes para o sucesso do seu negócio.

Etapa inicial

O ideal é que a empresa venha ter uma assessoria contábil lhe dando suporte desde o início do projeto. Isso porque, os números trazidos pela assessoria contábil lhe dará a bagagem necessária para dar o pontapé inicial em sua empresa.

Por meio da assessoria contábil, a sua empresa saberá a identidade do mercado em que está embarcando. A partir daí começará a ser construído os valores da marca em questão.

Podemos dizer que a etapa inicial é a mais importante no processo. Isso porque qualquer brecha pode ser fatal. A sua comunicação precisa ser exata e sem brechas para que, assim, a sua empresa dê o primeiro passo para se tornar opção no segmento e referência na área.

Fique ligado na concorrência

Você não pode ignorar a sua concorrência. Isso porque você estará ocupando um espaço onde ela já está. Observar os pontos positivos e negativos do seu concorrente te levará a tomar atitudes semelhantes (mas nunca copiando) e, também, não tomar atitudes negativas.

Por meio do trabalho de assessoria contábil analisando a sua concorrência, você terá uma grande noção do seu público-alvo, da linguagem do mercado e situação em que ele se encontra.

Empatia

Se colocar no lugar do seu cliente será sempre necessário. Mas, pare e pense, o que fará o seu cliente se fidelizar a sua empresa será justamente quanto ele fizer ao contrário. É fundamental, então, que grandes empresas gerem essa empatia. Mas como isso é possível?

Através da assessoria contábil, a sua empresa terá a capacidade de fazer uma análise crítica sobre os benefícios e diferenciais da própria empresa, o que pode ser explorado e convertido em gatilhos emocionais, como a empatia.

Realismo

O equilíbrio entre o otimismo e o pessimismo. Da mesma forma que alguém muito pessimista sobre o futuro da sua empresa faz muito mal a ela, alguém extremamente otimista pode colocar tudo a perder, também, dando passos maiores do que a própria perna.

É nesse momento que entra a assessoria contábil, fornecendo os limites de cada empresa no tocante a recursos financeiros e cronológicos.

Por mais que a ilusão de ter mais clientes seja atrativa aos olhos do empreendedor iniciante, a assessoria contábil colocará o seu pé no chão para que ele preze pela qualidade do seu serviço, o que o posicionará como referência em sua segmentação, do que a quantidade de clientes que o seu portfólio pode ter. Afinal, tão importante do que ter o seu cliente consigo, é retê-lo em sua empresa.

Confiança é essencial

Por fim, ter confiança em seu projeto empresarial é o grande passo pra você ter sucesso em seu empreendimento. E a assessoria contábil lhe fornecerá dados estratégicos para te assegurar essa confiança e lhe dará o suporte para que você sempre esteja no caminho certo.

Evite reclamações ao abrir sua empresa em Florianópolis

Você pode mapear todas as possíveis reclamações dos seus clientes ao abrir a sua empresa em Florianópolis, saiba como evitar

O seu cliente é a sua fonte de renda e está armado para definir o futuro da sua empresa, porém, é importante que você entenda que é através dele que você pode ter a identidade do seu negócio. Ao abrir a sua empresa em Florianópolis, você automaticamente terá que lidar com críticas. Você precisa evitá-las, mas, quando não conseguir evitar, absorvê-las.

Você pode ter uma antevisão dos problemas através de outras empresas, e isso é muito importante ao abrir a sua empresa em Florianópolis, pois reter os seus clientes aos seus serviços ou produtos disponíveis é tão importante quanto conquista-los. Entretanto, ninguém na história, seja pessoa ou produto, agradou a todos, e não será a sua empresa a primeira a agradar. Portanto, seja específico ao atingir os desejos e necessidades do seu público-alvo, sempre valorizando os feedbacks e controles de qualidade.

Ao abrir a sua empresa em Florianópolis, atente-se a retensão

Um grande jargão no mundo empresarial é aquele que diz que o cliente sempre tem razão. Essa frase vai até a página dois, até porque o especialista no determinado serviço é você e, embora o seu cliente seja o destinatário de determinado produto ou serviço, ao abrir a sua empresa em Florianópolis a sua busca ainda seguirá sendo ser referência de produção e promoção comercial do seu produto.

É importante que você, ao abrir a sua empresa em Florianópolis, crie um senso de cooperação na construção do seu serviço com o seu cliente. E isso demonstra o motivo de que cada vez mais as empresas que constroem produtos e serviços personalizados estejam ganhando tanto espaço no mercado.

A insatisfação de um cliente é proporcional ao seu desgaste em sua segmentação, já que, segundo pesquisas, um cliente insatisfeito conta a sua experiência negativa a 5 e 8 pessoas, na maior referência de relacionamento e feedback existente no mercado, mesmo com o advento da internet, o boca a boca.

Com a exigência atual do cliente, evitar todo e qualquer tipo de reclamação ao abrir a sua empresa em Florianópolis é garantir uma clientela inicial, retida aos seus produtos e serviços. E o fato da recém-abertura da sua empresa, também a colocará num patamar de opção alternativa para clientes insatisfeitos com outras empresas do mesmo segmento.

O que pode acontecer caso você seja alvo de reclamações ao abrir a sua empresa em Florianópolis 

Se você tratar cada crítica ao abrir a sua empresa em Florianópolis como uma marola, logo mais você pode estar sendo acometido por um tsunami. Grandes críticas ao abrir a sua empresa em Florianópolis podem afetar diretamente na imagem do seu negócio e, quando no início, pode definir muito o futuro da sua empresa. 75% dos clientes que reclamam de determinado estabelecimento não voltam e se juntarmos esse dado com o anterior do boca a boca negativo, entenderemos que muitas pessoas descartarão a sua empresa como opção.

Entretanto, no outro lado da moeda, as críticas e as falhas forjam caráter e, muito embora, você precise fugir delas ao abrir a sua empresa em Florianópolis, é a partir delas que você posicionará e criará efetivamente a identidade da sua empresa. Ou seja, fuga das críticas de inicio por motivo de subsistência comercial, mas lembre-se que elas serão fundamentais no decorrer do processo da sua empresa.

Se você não tem como característica assumir as broncas da sua empresa e transformá-las em grandes modificações positivas é importante que aprenda, pois isso é extremamente importante no mundo dos negócios.

A contabilidade em Florianópolis como braço-direito das suas vendas

Como a contabilidade em Florianópolis auxiliará a sua empresa com atitudes simples do dia a dia, mas que agregarão muito ao seu negócio

Uma grande preocupação do empresário moderno está em vender. Com a concorrência expressa seja em qualquer segmento de mercado, a dificuldade em se vender tem aumentado muito e mexido com a confiança de todas as empresas. Contudo, quando a empresa em Florianópolis está assessorada por uma contabilidade em Florianópolis a tendência é que ela drible essa barreira e comece a captar clientes em potencial, os transformando em vendas concretizadas. Isso porque a figura da contabilidade em Florianópolis é completamente diferente de anos atrás, quando a imagem da contabilidade em Florianópolis passava apenas pela formação de balanços e localizações da realidade financeira da empresa. Hoje em dia, a contabilidade em Florianópolis está inteiramente atrelada a construção estratégica da empresa em Florianópolis.

O pé no chão é o primeiro passo que a contabilidade em Florianópolis dará para que ideias mirabolantes sejam o último recurso. A conversa para captação de clientes e transformação em vendas está muito mais atreladas à ações simples do cotidiano.

Esse artigo apresentará, então, algumas ações mais intimistas e minimalistas que a contabilidade em Florianópolis auxiliará a sua empresa.

1. Trabalhando a primeira impressão

A tendência humana é julgar o livro pela capa, mas, ora bolas, agradar à todos é algo impossível. Então, para que a capa da sua empresa venha agradar o máximo de pessoas possível, a contabilidade em Florianópolis estudará, por meio dos estudos numéricos que ela tiver, o perfil do seu público-alvo.

Ao conhecer exatamente o que o seu cliente espera e deseja, o primeiro contato fica muito mais fácil e ações simples o atingirá em cheio.

2. Capacitação é importante

Como já abordamos, a contabilidade em Florianópolis é a responsável por descrever o seu público para você de forma mais próxima à realidade. A partir desse momento, é importante que você capacite cada um componente da sua empresa e cada departamento de modo a falar a mesma coisa e que, dentro das suas capacitações, todos se completem. Ao estarem treinados, todos estarão falando a mesma língua, a do seu cliente.

E, convenhamos, treinamento e capacitação não é uma estratégia das mais inovadoras, mas, independentemente de ser, ou não, algo novo, ela conversa com o seu cliente e é um tipo de abordagem que aumenta a probabilidade de vendas, ou seja, vale muito a pena para a sua empresa.

3. Divulgação e gratidão

Quando você sabe o público da sua empresa, condição dada de presente pela contabilidade em Florianópolis, investir em divulgação fica até mais fácil. Você sabe onde o seu público estará, o tipo de abordagem mais efetivo, meio de comunicação mais eficaz, enfim…

Entretanto, a divulgação não termina na efetivação da venda, mas é importante que você tenha gratidão ao seu cliente, isso é algo muito importante para a fidelização. Mensagens, correspondências, e-mails, o meio de comunicação se adequará com a melhor forma de comunicação do seu cliente. E advinha quem poderá dar essa resposta à você? A contabilidade em Florianópolis.

Consultoria contábil: a fórmula para a sua empresa sair da crise

Esse post já é, por si só, uma consultoria contábil que vai fazer você deixar de se escorar na desculpa da crise e vender lenços enquanto todos choram

Do que você tem medo? Filmes de terror? Altura? Escuro? Da crise? Pois bem, esse medo é real e muita gente tem tremido com essa palavra. Mas você já pensou em superar esse medo de crise? A solução é simples, consultoria contábil. O momento não é fácil, sabemos, a recessão te pegou, você tentou escapar e não conseguiu, mas esse texto serve justamente como um artigo de consultoria contábil que vai te mostrar como esse serviço vai ser um grande aliado para que você venha reposicionar a sua marca e ter sucesso mesmo em meio a tão temida crise financeira.

A estratégia usada pelo serviço de consultoria contábil consiste justamente em um modelo estratégico onde contadores que têm total conhecimento quanto ao posicionamento de mercado auxiliam a sua empresa a driblar a crise financeira. O intuito da consultoria contábil não é negar o inegável, a crise existe, mas é mostrar caminhos para que você venha ser diferente no mundo dos iguais e essa diferença faz com que você gere oportunidades mesmo em meio a escassez.

Vou te fazer uma pergunta, se estamos em meio a crise, o que a Honda fez de diferente para que o novo HRV possua uma lista de espera de quatro meses para a sua compra? Se a crise é evidente, o que é mesmo, o que essas empresas que driblam esse problema fazem para gerar soluções? A resposta está em planejamento, e esse planejamento é construído com números e, tá aí a consultoria contábil pra representar o “cara das estatísticas”. Fundamentando os números em ações práticas, a Magazine Luiza, por exemplo, já anunciou que as expectativas de lucro serão mantidas. Você acha, ou não, que para isso não houve uma reunião totalmente regida por estatísticas e essas promovidas pela consultoria contábil!?

Para que você entenda o tamanho da relação estatística com a consultoria contábil e tais ações práticas, elas estão em, primeiramente, estudar o mercado, alinhando a estrada de onde a empresa parte até onde ela pode chegar. Depois disso, há a estipulação de realidade da empresa para que você venha saber onde está a adversidade e como contrapô-las.

Sabendo disso, você tem a opção de ficar se lamentando ou partir para ação, com o trabalho de consultoria contábil que reverterão em ações para que a crise não venha ser a muleta da queda dos resultados, mas, sim, impulsioná-lo a criar melhores estratégias para a sua empresa.

A maior mente de todos os tempos, Albert Einstein, certo dia disse que “Insanidade é fazer sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes”. Em meio as turbulências do mercado, cabe, então a você buscar a se reposicionar e fazer sempre coisas diferentes que vão falar com o seu público e lhe gerarão resultados.

Lembre-se que, apesar dos pesares, você precisa do seu concorrente e o seu concorrente precisa de você para fazer o mercado girar. E a crise financeira afeta o mercado como um todo, por isso o trabalho da consultoria contábil está tão em voga, porque uma empresa que pensa diferente já desafoga o mercado e faz com que as outras se movimentem. Está aí as benesses do livre mercado.

6 passos para se ter sucesso como empreendedor ao abrir uma empresa

Separamos uma série de auxílios para que você, ao abrir uma empresa, venha ter muito sucesso em cada uma das etapas e se destaque como empreendedor

Ao abrir uma empresa, você automaticamente se tornará um empreendedor, o próximo passo é ter sucesso com o seu empreendimento.

Se engana quem diz que empreendedor qualquer um pode ser. Na verdade, o primeiro passo para ser um bom empreendedor é justamente dar o primeiro passo e abrir uma empresa. Ser um empreendedor, já é, por si só, ser alguém que quer tomar uma postura diferente, lançar o seu negócio, iniciar uma tendência ou se tornar uma opção em meio a um segmento.

Com isso, se você já abriu uma empresa, ou pensa em abrir uma empresa, confira este artigo, que vai te apresentar seis dicas básicas para se ter sucesso como empreendedor, sem fórmula mágica ou “receita de bolo”, mas, sim, por meio de ações que precisam ser tomadas diariamente.

1. Atente-se aos seus hábitos

Quando você abrir uma empresa, precisará entender que passará a ser uma pessoa visada e, com isso, precisará nutrir bons hábitos, para que possa influenciar as pessoas ao seu redor. Claro que fazer juízo de valor de hábitos é bastante relativo, mas, convenhamos, ações como organização, foco, pontualidade e disciplina são valores universais. É óbvio que esses hábitos passam pelo mínimo que você, ao abrir uma empresa, deve ter, mas os demais podem ser relacionais ao seu cotidiano, forma de tratamento para com clientes, colaboradores etc. Uma boa dica para você que quer construir novos hábitos, está no estudo feito pelo repórter investigativo do mais importante jornal do Planeta, o “The New York Times”, Charles Duhhig que, por meio de métodos neurocientíficos, escreveu o livro “O Poder do Hábito”, onde ele fala sobre o fato de que um hábito é construído se repetido 21 dias consecutivos, sem pausas ou interrupções em meio ao processo.

2. Espaireça 

Você precisa necessariamente se dividir entre a sua vida pessoal e profissional, desligando e ligando seu alterego na medida das suas atividades. Muitas pessoas dizem que o fruto de abrir uma empresa é a perda da vida particular. Mas, na verdade, dá para se fazer as duas coisas. Para isso, você precisa ter muita responsabilidade em seu trabalho, para que quando você venha a desligar e partir para a sua vida particular, venha fazer sem nenhum tipo de preocupação.

Isto posto, seu auto avalie e veja o que mais tira o seu estresse e te faz relaxar. Se for praticar algum esporte, tire um tempo na semana para praticar. Se for assistir um filme ou maratonar uma série, tire um tempo semanal para ir ao cinema ou levantar os pés no sofá e assistir um Netflix. Se for ficar com a família, marque uma viagem com eles. São diversas as opções para que você venha se desligar do mundo empresarial e curtir o que a vida pode lhe proporcionar, até porque nada faz sentido se tivermos os recursos, mas não tivermos tempo e disposição para desfrutar desses recursos.

3. Fique ligado no mercado

É essencial que você não conheça apenas a sua empresa, mas, sim, todo o mercado, ou seja, o perfil dos seus clientes, das empresas concorrentes, e até mesmo o produto ou serviço oferecido, conhecendo tudo o que passa por trás da forma em que ele é ofertado nos dias atuais, tanto nas suas características de produção, quanto na história da sua venda. Quando você abre uma empresa, o seu olhar como empreendedor precisa se expandir, e não o contrário. Utilize-se, então, do  fato de abrir uma empresa como fator para que você amplie os seus horizontes como empreendedor.

4. Valorize a mentoria

Sempre tenha pessoas para te ajudar e sempre esteja atrás de auxílio profissional, seja através de coachs, grupos de mentoria ou até mesmo de amizades relevantes no mundo dos negócios. Valorize os conselhos de pessoas que estão ao seu lado, mas faça uma pasta na sua mente dos conselhos e palavras que vão te crescer por meio de uma observação mais técnica ou mais pessoal.

5. Tenha hábitos saudáveis 

Você precisa estar ligado na sua saúde, física e mental para que você consiga dar conta da sua empresa. Então, é importante que você não se deixe levar por hábitos pouco saudáveis, de comidas rápidas de fast foods e afins. Você precisa estar com a saúde em dia ao abrir a sua empresa, pois não adianta você abrir o seu negócio e acabar com a sua vida.

Além de se alimentar bem, é importante que você faça algum tipo de atividade física periódica e passe por terapia psicológica, para que o seu cérebro não se abale com as adversidades e desafios do cotidiano do empreendedor.

6. Tenha ouvidos atentos

É muito importante que você tenha humildade para saber ouvir todas as pessoas e entender que toda crítica construtiva, independentemente de quem venha, pode gerar um posicionamento e uma postura nova. Mas tenha um filtro para separar as criticas de pessoas especializadas no ramo de negócio da sua empresa e dos feedbacks vindos de percepções avulsas.

Dicas para ser um bom empreendedor em Florianópolis

Coloque em prática algumas dicas para se tornar um grande empreendedor em Florianópolis; Saiba a importância da contabilidade no processo

Entrar no mundo dos negócios é desejo de muitas pessoas, mas entre desejar e colocar em prática há quilômetros de distância. Muitas pessoas não empreendem, pois acham que o grupo dos empreendedores de sucesso é como um clã fechado, restrito apenas a algumas pessoas, sendo que até mesmo o conceito de sucesso é relativo. Outras pessoas acham que empreender é como uma receita de bolo, que seguindo passo a passo, consegue chegar ao estágio de sucesso. Nesses casos, a tendência da ilusão no meio do caminho e da desistência é grande, porque nenhum caso de empreendimento é igual ao outro.

Mas se nenhum caso é igual ao outro, então, o que cabe ao empreendedor saber para se ter sucesso? Primeiramente, cabe ao empreendedor conhecer o mínimo, seja do mundo dos negócios, seja do seu ramo específico de atuação. Para ter esses conhecimentos, a princípio, é muito importante que ele não abra mão da contabilidade em Florianópolis para dar esse suporte técnico.

Para termos noção, a presença da contabilidade em Florianópolis nos auxiliará justamente na compreensão do seguinte:

Pense de forma estratégica

Para você ser estratégico, precisa necessariamente pensar. Porém, pensar vai muito além de ficar parado refletindo, mas é literalmente colocar a massa encefálica para funcionar. Quando você busca ser um empreendedor estratégico, precisa estudar, avaliar etapas do processo empresarial e concluir exatamente o que quer fazer e para onde quer levar a sua empresa. Com dados em mão, por meio do auxílio da contabilidade em Florianópolis, você poderá ter um material de estudo e planejamento estratégico magnífico.

Renove

As palavras renovação e inovação caminham muito juntas. Quando você decide investir na sua carreira como empreendedor, você precisa estar muito certo que o negócio que você quer abrir, mesmo sendo segmentado por um mercado já existente, é diferente das demais opções já disponíveis. Renovar é fazer diferente e essa opção de fazer aquilo que parece igual, na óptica das outras empresas, de uma maneira diferente é a sua função para ter sucesso como empreendedor.

Braço importante nesse processo, a contabilidade em Florianópolis, de acordo com as informações estratégicas de mercado que ela tem, pode passar detalhadamente as ações práticas dos seus concorrentes, para que você busque ir na contramão deles, e também do seu perfil de cliente, para que saiba o que mais o agrada.

Seja rápido

No mundo nos negócios, tempo é dinheiro, literalmente. Por mais assertivo que você queira ser, com o óbvio desejo de certeza na hora de desenvolver determinado negócio, você precisa saber que assertividade também passa por dinamismo, ou seja, qualidade somada a rapidez. Claro que vale ressaltar que pressa e rapidez são duas coisas distintas entre si. No mundo dos negócios, não temos que querer ser mais rápido que o próprio tempo, mas, sim, estar alinhado com ele para que venhamos agir no tempo certo, sem perder um segundo sequer.

Você pode se sentir preparado e no tempo certo para que não marque toca no desenvolvimento do seu negócio, ao ter em mãos dados estratégicos levantados especialmente sobre especialistas da contabilidade em Florianópolis.

Seja a resolução

Vá direto ao ponto na hora de resolver problemas, seja específico e mostre para o cliente que a única empresa que pode solucionar aquilo que ele precisa, é a sua. Conte com a contabilidade em Florianópolis para buscar saber como o mercado atua, como o seu cliente pensa e como você pode agir.

Seja a empresa

Assim como você possui uma identidade pessoal, através do seu RG e do seu CPF, a sua empresa precisa ter uma identidade própria, até mesmo para separação de contas e burocracias. Por isso, a importância da abertura de um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), dentro das conformidades legais.

Por ser assunto contemplativo da área contábil, esse processo pode ser repassado de forma integral a contabilidade em Florianópolis, que estará a par de todos os desenvolvimentos burocráticos para a abertura formal da empresa.

Seja observador

A partir do momento que a sua empresa estiver formalizada, é importante que você comece a pensar como um empreendedor de sucesso, sendo observador e recrutando pessoas com um pensamento de sucesso para somar à sua equipe. Conte com os dados levantados pela contabilidadeem Florianópolis para cooperação com o departamento pessoal da sua empresa, justamente para colocar em prática a equipe de sucesso em seu negócio.

Saiba as diferenças entre planejamento estratégico e financeiro

Entenda o motivo da importância entre conhecer a diferença entre planejamento financeiro e estratégico no momento de captação de novos clientes

Planejamento estratégico e financeiro são termos muito usados no mundo contábil e empresarial. Mas, diferentemente do que muitos pensam, um planejamento não tem nada a ver com o outro. E a intenção deste artigo é justamente fazer essa desmistificação dos modelos de planejamento estratégico e financeiro. Confira a partir de agora tais diferenças e caminhe com mais conhecimento no proceder das suas estratégias empresariais.

Os dois lados da moeda

Quando falamos em planejamento financeiro, falamos do lado da moeda onde o assunto é a própria moeda. O que está em voga neste tipo de planejamento é pura e simplesmente as questões do aspecto financeiro, como balanços e levantamentos. A grande questão é que esse tipo de serviço pode ser ampliado, surgindo assim o processo de planejamento estratégico que, como o nome diz, estrategicamente, faz uma análise mais ampla das ações a serem tomadas pela empresa, de acordo com os números fornecidos pela contabilidade, abrindo ainda mais o leque da sua empresa.

Os serviços de planejamento financeiro faz parte do planejamento estratégico, o que não acontece ao contrário.

Etapas

O organograma a seguir explica a diferença prática entre o planejamento financeiro e o estratégico. Segue as diferenças mais claras:

  • Orçamento: enquanto o estratégico tem um foco funcional, o financeiro é pragmático quanto aos valores financeiros, pouco se importando com o custo-benefício.
  • O planejamento estratégico baseia-se em estudos científicos, inclusive de planejamento financeiro.
  • Ao planejamento estratégico compete o fornecimento geral de informações de uma contabilidade, não apenas financeiros.

Muito além da empresa como um valor econômico à sociedade, a observamos através do planejamento estratégico como um valor conceitual, dentro de uma filosofia, interferindo positivamente dentro das estratégias econômicas através do empreendedorismo nacional.

Orçamento

Muitas pessoas utilizam-se do termo “orçamento” para referir-se sobre planejamento financeiro, porém, se enganam que o planejamento de finanças é algo recorrente à empresa, já o orçamento desempenha um caráter mais anual. O planejamento financeiro, no caso, tem um ponto de partida e um ponto onde quer chegar dentro dos seus estudos de desempenho e previsões estratégicas, o que, por si só, também difere-se do planejamento estratégico, que é mais amplo e minucioso.

Como empreender ao abrir a sua empresa?

A necessidade de empreender é evidente, saiba, então, como colocar o empreendorismo em prática para poder abrir a sua empresa

Uma pergunta para você que deseja abrir a sua empresa: você se considera um empreendedor? Ta aí um dos grandes debates do mundo empresarial, o conceito de empreender. Uma das definições mais importantes está no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, escrito pelo economista austríaco Joseph A. Schumpeter no ano de 1942, quando ele apresenta o que o próprio denomina “desconstrução crítica”, que, na prática, nada mais é do que o ato de abrir uma empresa, já que na teoria o termo quer dizer dar vazão a ideias novas no lugar de conceitos ultrapassados, o que também tende a gerar a concorrência e a disputa, principal identidade do mercado. Ao abrir uma empresa, você está se desfazendo do antigo e criando um novo, além de gerar a famigerada concorrência.

Quando você descobre, então, que ao abrir a sua empresa, está sendo empreendedor, aí vai o banho de água fria, você ainda não é, pelo menos não ainda. Existe uma linha tênue entre o empreendedor e o visionário, sendo que todo empreendedor é visionário, mas nem todo visionário é empreendedor, ou seja, um completa o outro. Para que você entenda melhor, visionário é aquele que toma o primeiro passo de abrir a empresa, geralmente o passo mais fácil em relação aos outros, mas mais difícil por ser o primeiro e requerer justamente uma postura mais visionária. Já o empreendedor é aquele que, além de dar o passo visionário, planeja estrategicamente e faz, é aquele que abre a empresa, põe em prática. Como dizia o professor canadense, Louis Jacques Filion, “Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões”.

Empreender vem de sangue?

Não, empreender não vem de sangue, mas vem de suor. Trabalho duro, investimento em ideias inovadoras e inteligência econômica são fundamentais para se ter sucesso ao abrir a sua empresa. O conhecimento de mundo e as experiências contam muito nas atitudes que o empreendedor irá tomar, mas nada tem a ver com uma pseudo carga genética passada de pai para filho.

O que leva alguém a abrir uma empresa?

Na maioria das vezes é a “ambição” e a independência, mas cabe uma explicação às aspas na ambição, pois aqui tratamos ambição no bom sentido da palavra, aquela que nos gera a motivação de buscar um lugar melhor do que estamos atualmente. Dito isto, vale ressaltar que por mais que a ambição e o senso de independência seja os principais motivos para se abrir uma empresa, existem muitos outros motivos comuns, como: a insubordinação e alguns motivos alheios a vontade pessoal, como o desemprego, por exemplo.

Mas para pensar no sucesso da empresa, vale refletir muito na motivação da sua abertura, se ela possui um ideal maior do que o ideal pessoal ou apenas é um mecanismo para que você se livre de determinado problema, seja ele qual for.

Pessoas que buscam fazer do seu empreendimento um modo de conforto pessoal, está indo para o caminho errado e desconhece o conceito de abrir a sua empresa, já quem  o chefe é o único na empresa a não ter teto de vidro, além dele ser o primeiro a entrar e último a sair para dar exemplo e mecanizar os resultados da empresa.

Isso é empreender, se doar ao negócio como um projeto que confunde-se por si só com a vida do próprio empreendedor.

O perfil de quem abre uma empresa

De acordo com Vera Pati, na sua obra “O empreendedor: descoberta e desenvolvimento do potencial empresarial”, o empreendedor tem como perfil as seguintes posturas:

  1. Ser motivado pelo desejo de realizar
  2. Correr riscos viáveis, possíveis
  3. Ter capacidade de análise
  4. Precisar de liberdade para agir e para definir suas metas e os caminhos para atingi-las
  5. Saber onde quer chegar; confiar em si mesmo; não depender dos outros para agir
  6. Saber agir em conjunto
  7. Ser tenaz, firme e resistente ao enfrentar dificuldades
  8. Ser otimista, sem perder o contato com a realidade

Contabilidade fiscal: o reconhecimento do empresário bom pagador

O projeto de reconhecimento foi anunciado durante o lançamento da Semana Global do Empreendedorismo; Saiba a importância da contabilidade fiscal para a empresa nesse processo

Empresários bom pagadores poderão ser reconhecidos de forma prática, com benefícios e/ou bonificações na questão da tributação de impostos. Essa notícia além de ser muito importante para aqueles empresários de pequeno e médio porte, demonstra a importância da contabilidade fiscal no processo administrativo, por meio da auditoria e da organização das contas para que os empresários cumpra sempre os prazos prescritos. Muitos empresários deixam de cumprir prazos em processos burocráticos devido as jurisprudências, já que o recurso em alguns casos não lhes falta. Nessas situações, se eles tivessem uma empresa de contabilidade por trás lhe representando, teria dinamizado o processo.

A informação de um futuro projeto foi dado pelos presidentes do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, e da República, Michel Temer, durante a Semana Global do Empreendedorismo.

Além do estímulo, o auxílio

Fora a ideia de lei apresentada que estimula os empresários de médio e pequeno porte através do reconhecimento ao bom pagador, existe a PL (Projeto de Lei) 171, que tramita no Congresso Nacional desde 2015 e promulga o refinanciamento de dívidas relacionadas a pequenas e médias empresas. Ambas as situações facilitariam a vida do pequeno e médio empresário brasileiro.

Mas um sinal da importância da contabilidade fiscal na vida do pequeno e médio empresário nesse processo, é a sua auditoria constante, contabilizando valores a serem pagos de impostos e tributos, mantendo em dia esse pagamento, auxiliando muito na saúda da empresa do vermelho a partir do momento do refinanciamento e mais ainda na sua manutenção no mercado e do pagamento das parcelas acordadas.

Programa “Crescer sem medo”

Desde o início do ano, as mudanças previstas pelo programa já valem para pequenos e micro-empreendedores. Segue as mudanças:

  • Aumento do teto de faturamento do Simples Nacional. O que era 3,6 milhões de reais, subiu para 4,8 milhões;
  • Progressão da alíquota já praticada no Imposto de Renda de Pessoa Física;
  • Nova alíquota apenas no valor ultrapassado, caso ocorra.

A ideia é que com esse tipo de programa, mais empresas passem a aderir ao pequeno e micro empreendedorismo. No que se diz respeito a contabilidade fiscal, o trabalho aumenta, porque na medida em que os programas abrem espaço para novos empreendedores, a responsabilidade com prazos, pagamentos e postura empreendedora e profissional aumentam.

Os discursos aconteceram na Semana Global do Empreendedorismo que contou com a presença do presidente da República, Michel Temer, e do presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. É o maior evento de empreendedorismo no mundo que em três anos já movimentou mais de 2 milhões de pessoas em mais de 1 mil atividades.

Você pode ter o perfil da sua liderança traçado por uma contabilidade em Florianópolis – Parte III

O serviço de contabilidade em Florianópolis tende a traçar todos os perfis de liderança; acompanhe o terceiro e último texto da série

E depois de descrevermos alguns perfis de liderança espalhados entre as empresas a fora, chegamos ao terceiro e ultimo texto da série onde destacamos a importância da contabilidade em Florianópolis nessa ação que parece fugir do setor técnico e caminhar para o pessoal, mas que, na verdade, não deixa de ser técnica, o levantamento do perfil de liderança, que é fundamental no traçado da forma de atuação da empresa e nos seus resultados.

A intenção do texto é gerar uma reflexão por parte dos líderes, para que de forma isenta, eles venham a se auto-avaliar e avaliar também todo o mercado, funcionários e a empresa que ele tem sob o comando.

Para quem acha que a importância da contabilidade está apenas nas perspectivas estratégicas e nos levantamentos financeiros, está enganado. A contabilidade têm várias funções que vão ao encontro da gestão de pessoas e no que essa gestão vai interferir no resultado final, os rendimentos da empresa.

Então, ao ler o texto, o líder terá duas opções: refutar as perspectivas, mesmo sabendo que contra fatos não há argumentos, ou tomar posturas diferentes para agregar a sua empresa.

Individualista

O líder individualista é aquele que tem o mundo em suas mãos. Geralmente é alguém inexperiente no cargo de direção e por isso mesmo coloca os pés pelas mãos, já que chegou ao cargo por méritos profissionais, mas esquece que para exercer o cargo de liderança não basta ser um bom profissional, mas é extremamente importante saber gerir pessoas. E no compasso em que o líder é centralizador, os seus liderados tendem a se sentir desmotivados, enquanto com o tempo o seu corpo e a sua mente sobrecarregarão.

Diferentemente do que muitas empresas acham, o líder centralizador, por assumir a bronca, não é tão bom assim. No frigir dos ovos, os resultados produzidos por uma pessoa tendem a ser menores do que os de uma equipe. Sendo assim, cabe a contabilidade em Florianópolis justamente fazer essa medida e trazer a tona dados e levantamentos que levem o líder a ser mais aberto nas suas posturas.

Liberal

De modo geral, o líder liberal precisa ter uma equipe bem madura consigo, para que ele delegue funções e deadlines que sejam cumpridos a risca.

A liderança liberal tende a estimular a criatividade e a produtividade para que novas ideias possam vir a ser expressadas e novas conduções de projetos venham a ser testadas.

Agora, caso o líder não tenha pleno conhecimento sobre a sua equipe, a tendência é justamente que ele perca a mão. Por isso, a contabilidade em Florianópolis é a responsável por analisar desempenho e ações para traçar ao líder se uma liderança mais liberal é, ou não, é o caminho para a empresa.

Inspiração

A miragem ideal do líder é aquele líder que gera inspiração para os seus liderados em todos os sentidos e esferas possíveis.

O líder inspirador tem essa alcunha porque sabe lidar com todos da equipe, independentemente do tempo no qual estão na empresa, seus níveis e cargos. Além de ser visionário ao extremo e saber construir valores aos funcionários novos.

Encerramos, então, a série de textos com o líder inspirador para que, mesmo entre erros e falhas a serem lapidadas nos outros estilos de liderança, você chegue ao final com o foco específico e sabendo o tamanho da importância da contabilidade para que você chegue até o ponto que se espera.

A contabilidade em Florianópolis e o seu perfil de liderança: PARTE 2

Na segunda parte da série de textos, conheça outros tipos de liderança que a contabilidade em Florianópolis pode auxiliar a traçar

No nosso primeiro texto da série de perfis que a contabilidade em Florianópolis pode traçar sobre o seu posicionamento  à frente da empresa dentro dos padrões de líderes e chefes que temos, mostramos um paralelo entre líderes cooperativos e chefes centralizadores, do autoritário ao chefe clássico, que tentam abraçar o mundo com medo de que um talento mais competente venha tomar o seu lugar. Nesse segundo texto, vamos traçar mais perfis de liderança que a contabilidade em Florianópolis pode demonstrar quanto ao seu perfil, o perfil da sua empresa e o perfil do mercado em que a sua empresa está.

Workaholic

Caso você não saiba o que significa workaholic, é um termo em inglês que traduzido representa o sujeito “viciado em trabalho”. O líder workaholic é movido por resultados e não se importa de trabalhar muitas horas por dia, colocando em risco até a sua qualidade de vida. Para ele, a qualidade de vida se traduz em resultados positivos.

É um cara movido por metas e desafios, o problema é que o líder workaholic tende a cobrar a mesma postura dos seus liderados, entretanto, tudo em excesso faz mal, e com o trabalho não é diferente.

Enquanto por um lado, os resultados costumam motivar a equipe, por outro, um líder desse perfil pode distorcer limites pessoais.

Cabe a contabilidade em Florianópolis traçar o perfil da empresa e dos funcionários para medir o nível de aplicação que a empresa precisa para combinar as ações em uma medida que os resultados surjam sem conflitos internos.

Paternal

O líder paternal preza sempre por um relacionamento familiar entre os seus liderados, para isso a sua referência geralmente é carinhosa, conselheira e agregadora. Contudo, o ônus dessa postura de liderança é a produtividade, já que a tendência de um líder paternal é se preocupar muito mais com o fator humano do que com os números da empresa, muito porque ele não sabe cobrar e tem medo de passar uma impressão negativa, quando passa da sua postura natural de busca por aplicação.

Muitas vezes, a postura do líder paternal é vista como louvável, mas no mundo corporativo, independentemente de algo ser moralmente positivo, o resultado é o que move. Se de um lado, a postura do líder com perfil mais de paizão pode agregar a sua equipe trabalhando para si, por outro a sua postura mais liberal pode deixar alguns liderados relaxados.

Cabe, então, a contabilidade em Florianópolis, ao identificar essa postura, bem como a forma em que a empresa, liderados e mercado tem respondido, trabalhar uma postura agregadora, mas sem esquecer da postura, a esse líder.

Técnico

Bem como o líder de postura paternal, o líder técnico é um cara de família, que quer trazer a sua equipe para si. Entretanto, a forma com que o líder técnico busca agregar a sua equipe é diferente do líder paizão, já que o líder técnico, em busca da unidade em sua equipe, trabalha a proximidade por meio do autoconhecimento e do despertar das qualidades e do empenho dos seus liderados

Mas se de um lado o empenho do líder técnico gera um nível de profissionalização maior aos seus liderados, por outro lado a sua postura pode, por vezes, parecer pasteurizada, já que ele tende a ver sempre a gestão de pessoas algo corrigível com treinamentos, capacitações e workshops, sempre de cunho técnico, esquecendo um pouco a importância do tratamento humano, que conta muito na gestão de uma empresa.

Cabe, então, a contabilidade em Florianópolis, achar a medida entre o profissional e o pessoal, dando um pouco de tato paternal ao líder empenhado apenas com o sucesso técnico. A qualificação do autoconhecimento é fundamental no enquadramento desse tipo de ação.